Notícias


Projeto de rugby apoiado pela Prefeitura é campeão no Uruguai

‘Vem ser Rugby’, da UFPel, é formado por alunas do Município, entre 13 e 16 anos
13/11/2019 Prefeitura de Pelotas / Por Luiza Meirelles - Foto: Divulgação/Vem ser Rugby

O ‘Vem ser Rugby’ – projeto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) voltado a meninas pelotenses e uma das 20 iniciativas que recebe, neste ano, apoio financeiro da Prefeitura, através do Fundo Municipal de Desenvolvimento do Esporte e Lazer de Pelotas (ProEsporte) – conquistou títulos importantes na primeira competição internacional de que participaram.

O time formado por 22 alunas da rede pública, entre 13 e 16 anos, representou Pelotas no 26° Valentín Martinez, um dos maiores e mais tradicionais campeonatos da modalidade, em Montevidéu/Uruguai, no último final de semana. Como saldo positivo, as meninas voltaram à cidade como campeãs da taça de prata (equipe Laranja) e vice-campeãs da taça de ouro (equipe Azul).

O treinador também destacou a oportunidade das atletas pelotenses acompanharem os jogos das Yaras – a Seleção Brasileira Feminina de Rugby –, que conquistaram, pela 17ª vez, o campeonato Sul-Americano, no Uruguai. Segundo Pinheiro, a experiência ficará para sempre na memória das meninas e servirá como estímulo para que elas sigam com o seu desenvolvimento pessoal e profissional.  

Além do treinador, também acompanharam a delegação alguns professores e alunos da graduação e da pós-graduação em Educação Física, Fisioterapia, Psicologia e Nutrição, componentes do Laboratório de Estudos em Esporte Coletivo da UFPel.

“Estes resultados foram possíveis graças a parceiros importantes que deram suporte financeiro, como a Prefeitura, a UFPel e pessoas que contribuíram comprando objetos do projeto e doando para a vaquinha online”, garantiu o coordenador.

ProEsporte

Em 2019, o Município destinará R$ 115 mil a 20 iniciativas de projeto educacional, de rendimento (preparo para competições oficiais) e eventos. Com o objetivo de desenvolver a área no município, a Prefeitura mantém o financiamento nestas três frentes de atuação desde 2015, o que fomenta e valoriza as ações esportivas realizadas na cidade. Estão entre os contemplados desta edição, propostas que englobam judô, ciclismo, futsal, karatê e handebol, entre outros.

MAIS NOTÍCIAS