Notícias


Prefeitura de Pelotas abre seleção para contratar nova empresa gestora da UPA

Lançado o extrato do edital. Município garante que não há risco do atendimento à população ser interrompido durante transição
13/11/2019 Assessoria de Comunicação de Pelotas – Foto: Divulgação

A Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), dará início a um processo seletivo visando à contratação de uma nova empresa para compartilhar a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal.

O motivo é o pedido de reequilíbrio econômico-financeiro do contrato por parte da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), responsável por esta função desde a inauguração da UPA em Pelotas, em julho de 2016.

O extrato do edital público de chamamento foi lançado, no Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Sul, na terça-feira, dia 12 de novembro de 2019.

A gestão municipal acredita que é possível executar o mesmo serviço com o valor já disponibilizado até então, não sendo necessário o aporte de mais recursos – a Prefeitura é responsável por 60% da manutenção da Unidade, quando deveria ser encarregada por 25%: o restante a ser gasto, uma incumbência dos governos estadual e federal.

A Secretária de Saúde, Roberta Paganini, sustenta que não há risco do atendimento à população parar durante esta transição contratual. “O processo de mudança será feito juntamente à Fundação e à nova empresa contratada, garantindo a continuidade do serviço na UPA”, reforça a secretária.

UPA Areal

Mensalmente, a unidade do Areal acolhe mais de 5,5 mil pacientes, 2 mil a mais do que em 2016. Pesquisa de satisfação realizada no local indica que 89% dos usuários, que a procuram, consideram ótimo ou bom o atendimento prestado.

Desde o começo das atividades, mais de 200 mil pessoas foram acolhidas no espaço. Quem vai até a UPA, encontra serviços como eletrocardiograma, raio-x, exames laboratoriais, consultas médicas e de enfermagem – atendimentos prestados 24 horas por dia para situações de urgência e emergência.

MAIS NOTÍCIAS