Notícias


Festival Santa Cruz de Cinema recebe inscrições de filmes para a Mostra Competitiva e a Mostra Olhares Daqui

Cadastro para concorrer ao troféu Tipuana pode ser feito até 31 de agosto
12/07/2021 Moglia Comunicação Empresarial – Foto: Divulgação

Com a realização programada para o período entre 29 de novembro e 3 de dezembro, o 4º Festival Santa Cruz de Cinema está com inscrições abertas para a Mostra Competitiva e a Mostra Olhares Daqui. O cadastro deve ser feito até 31 de agosto, em www.festival santacruz cinema.com.br.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

Para participar, os filmes devem ser de curta-metragem (até 25 minutos de duração, incluídos os créditos), dos gêneros ficção, animação e documentário, ser produzidos no Brasil ou por realizadores brasileiros, possuir cópia de exibição em formato digital, ter sido finalizados após 1º de janeiro de 2019, estar finalizados no momento da inscrição e não podem ter sido selecionados para edições anteriores do Festival. Para fins de exibição, a obra deverá, obrigatoriamente, possuir legendas em português. O regulamento também está disponível no site do evento.

Para a Mostra Competitiva, serão 18 filmes, sendo 12 nacionais e seis regionais. Já para a Mostra Olhares Daqui, serão até seis selecionados dentre aqueles que, no momento da inscrição, indicarem que foram realizados em âmbito universitário e ligados a disciplinas oferecidas nos Cursos da Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) ou que sejam de realizadores da cidade de Santa Cruz do Sul.

Os filmes inscritos poderão, ainda, ser escolhidos para mostras não-competitivas, a critério da organização do Festival e da Comissão de Seleção. A lista das obras selecionadas será revelada em novembro de 2021, em data a ser divulgada posteriormente nas redes sociais e site do Festival e dos realizadores.

O anúncio dos vencedores do troféu Tipuana irá ocorrer em cerimônia oficial, no dia 03 de dezembro, a partir das 19h. Todos os filmes participantes da Mostra Competitiva disputam entre si os seguintes prêmios: Melhor Filme, Melhor Filme Gaúcho, Melhor Filme do Júri Popular, Melhor Direção, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Roteiro, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora e Melhor Desenho de Som. Já as produções da Mostra Olhares Daqui competem ao prêmio de Melhor Filme, que será concedido pelo Júri Oficial.

O 4º Festival Santa Cruz de Cinema será realizado em formato híbrido (presencial e/ou online), devido à pandemia. O evento acontece anualmente, destacando e premiando produções audiovisuais de curta-metragem em âmbitos regional (Rio Grande do Sul) e nacional (Brasil).

Durante a programação, que ocorre entre junho e dezembro de 2021, serão oferecidas oficinas, exibições de filmes e debates sobre a produção e a crítica audiovisual, com a participação de profissionais reconhecidos neste segmento.

O Festival é uma realização do Sesc Santa Cruz do Sul, da Universidade de Santa Cruz do Sul – Cursos de Comunicação Social e da Pé de Coelho Filmes. A 4ª edição tem o patrocínio da JTI e da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul.

Durante todo o ano de 2020, mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac esteve como sempre bem próximo à comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuaram sendo entregues e fizeram diferença na vida das pessoas. Para 2021, a entidade deseja que os gaúchos vistam seus melhores sorrisos e tenham esperança no novo ciclo. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social. 

MAIS NOTÍCIAS