Notícias


Aberto o edital para admissão de agentes redutores de danos, em Pelotas

Inscrições devem ser feitas, exclusivamente, pela internet até domingo, dia 17 de novembro
14/11/2019 Assessoria de Comunicação de Pelotas / Luiza Meirelles – Foto: Divulgação

A Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh), torna público o edital de abertura do processo de seleção simplificada para admissão, em contrato administrativo, na função de agente redutor de danos.

As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, pela internet (http://www.pelotas.com.br/oportunidades/selecao-publica-simplificada) até domingo, dia 17 de novembro. Os candidatos precisam ter Ensino Médio completo e experiência na área de redução de danos em relação ao uso de álcool e outras drogas.

A carga horária semanal prevista é de 40 horas; a remuneração, de R$ 998,00 (padrão, acrescido de complementações legais); a disponibilidade, de 15 vagas; e, adicionalmente, formação de cadastro reserva.

A admissão está amparada pela lei municipal 6.747/19, que autoriza o Poder Executivo a contratar os agentes por tempo determinado – firmado pelo prazo de até 12 meses, com possibilidade de uma prorrogação por sucessivo e igual período, podendo, entretanto, ser interrompido a qualquer tempo por interesse do Município.

Inscrições online

Os interessados devem ficar atentos para preencher corretamente os dados solicitados, no formulário online, e anexar, por meio de arquivo em formato PDF, seu currículo com todas as respectivas comprovações de que cumpre os requisitos da função, além de nome, data de nascimento, RG e CPF. Os currículos que não atenderem à exigência do edital não serão analisados, estando, assim, eliminados do processo seletivo.

Em caso de igualdade na pontuação final, o desempate será feito adotando-se os seguintes critérios, pela ordem e na sequência apresentada, obtendo melhor classificação o candidato que tiver maior pontuação em: experiência profissional, trabalho comprovado e cursos específicos na área de álcool e drogas; e Redução de Danos.

Atribuições do servidor

Entre as incumbências do agente, estão estudar a área na qual atuará; elaborar projeto específico de redução de danos para a região estudada; trabalhar na distribuição de contraceptivos e ministrar palestras informativas; elaborar métodos para alcançar o usuário de drogas; cumprir atividades laborais junto a portadores de HIV e a grupos de risco; e encaminhar soropositivos, bem como possíveis portadores, a centros de saúde especializados.

Conheça o programa

O PRD iniciou-se em Pelotas em 2011, como um dos programas pioneiros no Estado e no País, e tornou-se referência no serviço – equipes de outras cidades já visitaram o município para conhecer, de perto, as suas intervenções. Em 2012, foi criado o cargo de agente redutor de danos. Atualmente, no âmbito do Pacto Pelotas pela Paz, os profissionais são fundamentais à execução de programas de prevenção à violência.

Exemplo é o "Cada Jovem Conta" – comitês que reúnem servidores da Saúde, Educação e Assistência Social de cada região para atender jovens em situações de risco –, por meio do qual existe colaboração em razão da inserção nas comunidades e territórios, com expertise na abordagem de adolescentes e suas famílias. O PRD está presente em todas as microrregiões do programa do Pacto, acompanhando os casos por intermédio de visitas domiciliares. Cerca de 1,25 mil atendimentos são feitos pelo programa mensalmente.

O edital completo está disponível, em caráter meramente informativo, na pasta de publicações legais/concursos, localizada na Sarh: rua General Osório, 918, e no site http://www.pelotas.com.br/concursos-publicos.

MAIS NOTÍCIAS