Notícias


OSPA destaca obras de Krommer e Mendelssohn neste sábado, dia 24 de julho

Concerto terá solo de clarinete de Samuel Oliveira e regência do maestro convidado Lucas Araujo
22/07/2021 Assessoria de Comunicação da OSPA – Foto: Divulgação

O próximo concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), viaja até o início do século XIX com dois nomes fundamentais do período: Felix Mendelssohn (1809 – 1847) e Franz Krommer (1759 – 1831).

O maestro Lucas Araujo, diretor artístico do ABC Brass Ensemble e professor de regência do SESI – SP, vem a Porto Alegre a convite da orquestra para conduzir o espetáculo, que terá solo de clarinete do músico da OSPA Samuel Oliveira.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

A apresentação é sábado, dia 24 de julho, às 17h, com transmissão ao vivo pelo YouTube e público presencial limitado a 15% da capacidade da Sala de Concertos da Casa da OSPA. O ingresso pode ser trocado por 1kg de alimento não perecível (mais detalhes no serviço abaixo).

Com 30 anos, Lucas Araujo é considerado um dos principais regentes da nova geração nacional. Esta será a sua estreia à frente da OSPA. “Reger uma orquestra da envergadura da OSPA em meio à pandemia é um privilégio, ainda mais nesse momento conturbado. É uma grande honra para um regente”, comenta o convidado.

A OSPA inicia a apresentação “Concerto para Clarinete nº1, op. 36”, com participação do clarinetista Samuel Oliveira. A obra foi escrita em 1803 pelo compositor tcheco Franz Krommer, um dos mais importantes nomes do Classicismo. No início do século XIX, Krommer chegou a ser visto como um rival de Beethoven. Embora fosse violinista e organista, deixou um legado de mais de 300 obras, incluindo muitos trabalhos para instrumentos de sopro

Em seguida, a OSPA executa “Sinfonia nº 3 em Lá menor, op. 56”. Com cerca de 40 minutos, a obra foi estreada em 1842 por um dos mestres do romantismo alemão, Felix Mendelssohn. É também chamada de “Escocesa”, pois foi inspirada na história de Mary, a famosa “Rainha dos Escoceses”.

Sobre Lucas Araujo (regente – Brasil)

Natural de São Paulo, Lucas Araujo é diretor artístico do ABC Brass Ensemble e professor de regência do SESI – SP. Iniciou seus estudos musicais aos 10 anos como trombonista e estudou na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP). Formou-se na segunda turma de regência da Academia da OSESP, graduou-se em gestão no Centro Universitário de Santo André (UNIA) e é bacharelando em regência na Universidade Estadual Paulista  (UNESP). Foi finalista do Concurso Para Jovens Regentes da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Entre seus principais professores estão os maestros Roberto Tibiriçá, Cláudio Cruz e Marin Alsop (EUA). Considerado um dos principais regentes da nova geração nacional, já regeu a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo (OJESP) e Orquestra Filarmônica de Minas Gerais (OFMG), entre outras.

Sobre Samuel Oliveira (clarinete – Brasil)

Natural de Goiânia (GO), Samuel Oliveira é bacharel em música pela Universidade Federal de Goiás. Foi bolsista da Fundação Vitae na Academia de música Ferenc Liszt de Budapeste, tendo aulas com Kovács Béla e Sótmari Zsolt. Obteve o primeiro lugar no Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil em Piracicaba (SP). Integrou a Jeunesses Musicales World Orchestra, participando de concertos em várias salas na Europa. Atualmente ocupa o cargo de primeira clarineta principal na OSPA.

Visita segura

Em acordo com as orientações do Governo do Estado do RS referentes à pandemia da Covid-19, o concerto seguirá os seguintes protocolos de segurança: ocupação de 15% da capacidade da Casa da OSPA, disponibilização de álcool gel aos visitantes, uso obrigatório da máscara, medição de temperatura na entrada, distanciamento social nos espaços de passagem e na ocupação das poltronas da Sala de Concerto. Também é possível acompanhar os concertos da OSPA gratuitamente e ao vivo pelo canal da orquestra no YouTube e pela plataforma #CulturaEmCasa.

MAIS NOTÍCIAS