Notícias


Restauração da obra “Fuga de Anita Garibaldi a Cavalo” está em sua fase final

A entrega da obra para o Museu Histórico Farroupilha de Piratini está marcada para ocorrer em 11 de setembro
19/08/2021 Comunicação Social | Universidade Federal de Pelotas – Foto: Divulgação

Com retorno gradativo da equipe, o projeto Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais da Universidade Federal de Pelotas (LACRBC/UFPel) dá continuidade a restauração da pintura “Fuga de Anita Garibaldi a Cavalo” (1917-18), de Darkir Parreiras, que entrou em sua fase final. A entrega da obra para o Museu Histórico Farroupilha de Piratini está marcada para ocorrer em 11 de setembro.

As atividades presenciais do Laboratório, que ficaram paralisadas por mais de um ano devido à pandemia, foram retomadas há dois meses.

De acordo com a professora Andréa Bachettini, no momento, a restauração está na fase de reintegração pictórica. Logo após, haverá a aplicação de camada de proteção. O Laboratório também trabalha na moldura da obra – a base da moldura está recebendo a técnica de douramento com aplicação da técnica tradicional com folhas de ouro.

As etapas do projeto que já foram realizadas em “Anita” e sua moldura compreendem realização da documentação fotográfica da obra; diagnóstico do estado de conservação; realização de exames organolépticos e com luzes especiais; realização de exames pontuais e laboratoriais; análise técnica e construtiva da obra; análise iconográfica e iconológica da obra e análise da história da obra. Além disso, inclui a realização do processo de restauração das obras: desmontagem, higienização da pintura, fixação da camada pictórica, confecção dos enxertos, suturas, reentelamento e reforço de borda, montagem da obra no bastidor, limpeza química, nivelamento das lacunas e reintegração pictórica. Também compreende organização da documentação primária gerada através do projeto.

Os próximos passos incluem a elaboração um relatório sobre os processos de intervenção; produção de um audiovisual sobre o projeto; produção de um e-book sobre processo de restauração; transporte das obras; acompanhamento do transporte pela equipe da UFPel; montagem da obra na moldura e, por fim, entrega oficial da pintura ao Museu Histórico Farroupilha da cidade de Piratini.

A obra “Fuga de Anita Garibaldi a cavalo” será entregue antes das atividades da Semana Farroupilha e depois do dia 30 de agosto de 2021, que é o dia de comemoração do bicentenário de nascimento da personagem retratada na obra.

Depois da entrega da “Anita”, o Laboratório retomará as atividades na obra “Alegoria, Sentido e Espírito da Revolução Farroupilha”.

Sobre o projeto

O Laboratório, inaugurado em agosto de 2019, é resultado de um acordo de cooperação técnico-científico firmado entre a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e a UFPel. Entre os colaboradores do projeto estão professores, estudantes e técnicos dos cursos de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis e Museologia da UFPel.

Tela "Fuga de Anita Garibaldi a Cavalo" Obra está sendo restaurada na UFPel

O LACRBC tem como objetivo restaurar duas pinturas pertencentes ao Museu Histórico Farroupilha de Piratini: “Fuga de Anita Garibaldi a Cavalo”, de Dakir Parreiras, e “Alegoria, Sentido e Espírito da Revolução Farroupilha” (1925-26), de Helios Seelinger. Ainda não há uma data definida para a entrega da segunda obra.

MAIS NOTÍCIAS