Notícias


OSPA apresenta seleção de grandes momentos das óperas de Händel, neste sábado, dia 21 de agosto

Espetáculo com regência do cravista Fernando Cordella reúne três grandes vozes
20/08/2021 Assessoria de Comunicação da OSPA – Foto: Leandro Rodrigues / Divulgação

A Casa da OSPA recebe em 21 de agosto um time de convidados especial para interpretar uma seleção das melhores obras de Georg Friedrich Händel. Um dos principais cravistas da América Latina, Fernando Cordella tocará o instrumento e conduzirá o espetáculo, intitulado “Händel e a Ópera Barroca”.

Três grandes vozes do Rio Grande do Sul, Cintia de los Santos (soprano), Clarisse Diefenthäler (mezzo-soprano) e Flávio Leite (tenor), dividirão o palco com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

A apresentação começa às 17h, com transmissão ao vivo pelo YouTube e ocupação da Casa da OSPA limitada em 300 pessoas (menos de 30% da capacidade). O ingresso pode ser trocado por 1kg de alimento não perecível (detalhes no serviço abaixo).

Um dos maiores compositores do período barroco, o alemão naturalizado britânico Georg Friedrich Händel (1685-1759) é dono de uma vasta produção musical, com destaque para suas mais de 40 óperas e 21 oratórios, além de hinos e concertos.

Fernando Cordella, regente e cravista especializado no período barroco, mergulhou neste repertório para criar um espetáculo original para a OSPA: “Acho que nenhum compositor na história da música soube escrever melodias tão bonitas quanto ele, e isso não sou eu que digo, foi o Mozart, que fez uma versão do ‘Messias’ de Händel”.

Para este espetáculo, a OSPA executa uma seleção de árias de cinco óperas diferentes de Händel: “Rinaldo”, “Acis and Galatea”, “Serse”, “Semele” e “Giulio Cesare in Egitto”. Cada cantor interpretará duas árias solo, além de participar de duetos. O programa está estruturado de maneira que o público tenha a sensação de ver uma única ópera, com cerca de uma hora de duração. Ao mesmo tempo, será possível adquirir uma compreensão das diferentes fases da trajetória do compositor.

O espetáculo inicia com um trecho instrumental da ópera “Rinaldo”, seguido da ária “Lascia Ch’io Pianga”, na voz de Cintia de los Santos, soprano com anos de estudo em canto barroco. “Lascia ch'io pianga, ou ‘Deixe-me chorar’, apresenta o sentido de súplica pela liberdade. ‘Rinaldo’ foi um triunfo para Händel e a ária é considerada uma das suas principais e mais populares”, explica a cantora.

A ária seguinte, “Mio cor, che mi sai dir?”, fica a cargo de Clarisse Diefenthäler, mezzo-soprano que tem se destacado como solista convidada à frente de importantes orquestras do estado.

Presença frequente nas temporadas da OSPA e dos principais palcos nacionais, Flávio Leite interpreta os solos “Where'er you walk” – ária da ópera “Semele” gravada pelo célebre Enrico Caruso – e “Love sounds th’alarm”, de “Acis and Galatea”.

O trio de cantores se apresenta junto na última peça do espetáculo: “Ritorni omai nel nostro core”, de “Giulio Cesare in Egitto”, uma das óperas mais famosas de Händel.  

Sobre Fernando Cordella (regente e cravista – Brasil)
 
Considerado um dos principais cravistas de sua geração na América Latina, recebeu o prêmio TOYP JCI como a figura mais expressiva no Brasil em 2015, na categoria “Êxito Cultural”, e em 2011, o Prêmio Açorianos de melhor intérprete pelo disco “CRAVOS – de Frescobaldi a Mozart”. É coordenador da Oficina de Música Barroca e da classe de Cravo da Escola Municipal de Música de São Paulo e diretor artístico da Sociedade Bach Brasil. Tem atuado como solista e maestro convidado nas principais orquestras do Brasil e exterior. Pianista de formação, teve sua orientação com Dirce Knijnik e, mais tarde, na Universidade Federal do Rio Grande Sul com André Loss. No cravo, Nicolau de Figueiredo foi o seu principal mestre.

Sobre Cintia de los Santos (soprano – Brasil)

Soprano lírico licenciada em Música pela UFRGS, atua há 30 anos como intérprete solista em principais obras do repertório erudito. Obteve a orientação artística e vocal de cantores e professores renomados, sendo aceita na Schola Cantorum de Basel (Suíça), no Conservatório de Música de Lyon (França), no Mestrado em Canto Barroco da Tokio Geidai University (Japão) e no Mestrado em Ópera na University of Southern Mississippi (Estados Unidos). Em 2004, destacou-se como a primeira soprano lírico brasileira a cantar as obras barrocas “O Messias” de G.F. Händel e “Paixão Segundo São Mateus” de J.S. Bach na Sala de Concertos da Cidade Proibida de Pequim (China), sob a regência do maestro Nicolas Smith (Inglaterra). É vencedora do Prêmio Açorianos de Música 2020 como melhor intérprete de música erudita pelo CD “Serenata – Canções para Soprano e Fortepiano” gravado em parceria com Fernando Cordella.

Sobre Clarisse Diefenthäler (mezzo-soprano – Brasil)

Mezzo-soprano bacharel em Música pela UFRGS. Desde 2013, recebe orientação do barítono Carlos Rodriguez e tem se aperfeiçoado em masterclasses com importantes nomes da cena lírica. Como solista, atuou junto à OSPA, Orquestra Unisinos Anchieta, Orquestra Theatro São Pedro, Orquestra da Ulbra, Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul e Sphaera Mundi Orquestra. Em 2017, foi selecionada para a masterclass da Royal Opera House, no Rio de Janeiro. Em 2018, destacou-se como participante do programa “Prelúdio”, da TV Cultura de São Paulo. Em 2020, assinou a trilha sonora do curta “Fragmentos ao Vento: 1945”, de Ulisses da Motta.

Sobre Flávio Leite (tenor – Brasil)

Cantor lírico com 20 anos de carreira profissional. Pós-graduado pelo Conservatório Superior del Liceu em Barcelona e Mestre em Música pela UFRJ. Ampla atuação como solista em óperas, concertos e recitais, desenvolvendo repertório do barroco ao contemporâneo com especial apelo às obras do século XX e às estreias mundiais de novas óperas brasileiras. Até o momento soma mais 50 personagens operísticos efetivamente apresentados em repertório nas principais casas de espetáculo brasileiras como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Theatro Municipal de São Paulo, Teatro Amazonas, Theatro da Paz, Palácio das Artes, Sala São Paulo, Sala Minas Gerais, Sala Cecília Meireles, entre outros, com as principais orquestras e regentes brasileiros. Professor da Classe de Canto Lírico do IX e X Festival Internacional SESC de Música em Pelotas, atua ainda preparador vocal do Madrigal Nestor Wennholtz e do Coral da UFRGS. Atualmente é professor de canto substituto no curso de Música da Universidade Federal de Pelotas.

Visita segura

Em acordo com as orientações do Governo do Estado do RS referentes à pandemia da Covid-19, o concerto seguirá os seguintes protocolos de segurança: ocupação reduzida da Casa da OSPA (menos de 30%), disponibilização de álcool gel aos visitantes, uso obrigatório da máscara, medição de temperatura na entrada, distanciamento social nos espaços de passagem e na ocupação das poltronas da Sala de Concerto. Também é possível acompanhar os concertos da OSPA gratuitamente e ao vivo pelo canal da orquestra no YouTube e pela plataforma #CulturaEmCasa.

MAIS NOTÍCIAS