Notícias


Semana do Folclore e Culturas Populares, da UFPel, chega à sua 10ª edição

O evento vai ser realizado de 20 a 26 de agosto, de forma on-line
20/08/2021 Comunicação Social | Universidade Federal de Pelotas – Foto: Divulgação

A Semana do Folclore e Culturas Populares, promovida pelo Núcleo de Folclore da Universidade Federal de Pelotas (NUFOLK/UFPel) chega este ano à sua 10ª edição. O evento vai ser realizado de 20 a 26 de agosto, de forma on-line.  

A Semana do Folclore tem a proposta de encontrar formas de fomentar e democratizar o acesso às Artes Populares por meio de diferentes ações que envolvem a comunidade universitária e a comunidade em geral. Durante os sete dias de atividades, serão realizados oficinas, bate-papos, palestra e transmissão do Festival Internacional de Folclore do Brasil.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

Todas as ações serão on-line, priorizando a saúde e a vida dos participantes, tendo em vista que o momento ainda exige cautela devido à pandemia do COVID-19, e respeitando os protocolos sanitários indicados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela própria UFPel.

O que possibilita, com o auxílio da internet e plataformas digitais, a colaboração de universidades, professores e entidades de vários lugares do Brasil de forma mais prática e dinâmica, abrangendo outros públicos.

Para a décima edição, a Semana do Folclore segue seu compromisso de trazer para a sala virtual diferentes olhares e reflexões sobre os temas abordados nas palestras, oficinas e debates, procurando manter a relação entre os saberes teóricos e práticos, entre os conhecimentos populares e acadêmicos.

Com os avanços alcançados nesta década e acreditando que a Semana do Folclore se ampliou muito, neste ano o evento passará a se chamar “Semana do Folclore e Culturas Populares”, pois já tem abarcado um conteúdo extenso e que vai para além do folclore. Assim sendo, o nome do evento só vem ao encontro do que já ocorre efetivamente. Além disso, o tema-gerador da edição de 2021 é “Encontro de Saberes”, dando maior foco aos mestres populares e entrelaçando universidade e comunidade de forma mais contundente, fortalecendo tal relação.

Manifestações populares e folclóricas

De acordo com os organizadores, o evento é uma ação extensionista que preconiza pautas de relevância para a sociedade e universidade, aproximando-as e possibilitando discussões horizontais. Dessa forma, permite que a cultura popular seja alargada e articule os conhecimentos empíricos e populares com os saberes científicos e acadêmicos dentro do âmbito atingido pelo evento.

O evento traz como objetivo geral vivenciar, investigar, promover, descentralizar e difundir as manifestações populares e folclóricas, estimulando a tolerância às diferenças, o intercâmbio entre etnias e culturas, o desenvolvimento da autoestima cidadã e a noção de pertencimento coletivo, bem como a cooperação pela paz e o protagonismo dos coletivos culturais marginais e em situação de vulnerabilidade.

O NUFOLK, promotor do evento, é coordenado pelos professores Thiago Amorim e Carmen Hoffmann.

Programação

20/08 – Sexta – 15h30min
Encontro de Saberes – Papo e Oficina de Dança com Mestre Marcos Gomes – Maracatu Az de Ouro do Ceará – Mediação professores Frank Wilson Roberto (UFRJ), Eleonora Gabriel (UFRJ) e Xandy Carvalho (UFRJ)

21/08 – Sábado – 17h
Festival Internacional de Folclore do Brasil Virtual 2021 (ABRASOFFA) – Prof. Helena Lourenço (UNIP)

22/08 – Domingo – 17h
Festival Internacional de Folclore do Brasil Virtual 2021 (ABRASOFFA) – Prof. Helena Lourenço (UNIP)

23/08 – Segunda – 17h
Oficina para professorxs e academicxs “Folclore e Educação: perspectivas decoloniais e desafios para/na escola” – Professores Thiago Amorim (UFPel) e Jessé Cruz (FURB) – Mediação Professores Rose Miranda (UFPel) e Marco Aurelio Souza (FURB)

24/08 – Terça – 17h
Live: Saberes/fazeres das culturas negras na criação e ensino em Dança com Prof. Nildinha Fonsêca (Balé Folclórico da Bahia) – Mediação Prof. Manoel Gildo Alves Neto (UFPel)

25/08 – Quarta – 17h
Oficina para professorxs e academicxs – “Musicalizando: brincadeiras folclóricas como base para o desenvolvimento musical” com Prof. Vitor Hugo Rodrigues Manzke (UCS) – Mediação Professoras Carmen Anita Hoffmann (UFPel) e Taís Prestes (UFPel)

26/08 – Quinta – 9h30min
Palestra “Encontro de Saberes” com Prof. José Jorge de Carvalho (UNB) – Mediação Prof. Raquel Silveira Rita Dias (UFPel)

MAIS NOTÍCIAS