Notícias


OSPA apresenta pela primeira vez obra fundamental para o fagote neste sábado, dia 11 de setembro de 2021

A colombiana Ange Bazzani estará a frente da orquestra como solista do instrumento
08/09/2021 Assessoria de Comunicação da OSPA – Foto: Divulgação

O fagote, mais grave instrumento de madeira da família dos sopros, é essencial em uma orquestra sinfônica, mas raramente está sob os holofotes. No dia 11 de setembro será diferente: a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), executa uma das maiores obras escritas especialmente para o instrumento, de autoria de J. Hummel.

A fagotista colombiana Ange Bazzani fará o desafiante solo. A apresentação deste sábado, intitulada “Fagote e Outras Cores”, também inclui um sucesso mundial vindo da Noruega e uma “sinfonieta” com ritmos brasileiros, tudo sob regência do maestro do Coro Sinfônico da OSPA, Manfredo Schmiedt.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

A partir de 11 de setembro, o limite de público na Casa da OSPA sobe para 400 pessoas, um pouco menos de 40% da lotação. O ingresso é 1kg de alimento não perecível (veja detalhes no serviço abaixo). Os concertos seguem com transmissão gratuita ao vivo pelo canal da OSPA no YouTube.

Até pouco tempo atrás, a partitura de “Grande Concerto para Fagote e Orquestra em Fá Maior”, do austríaco Johann Nepomuk Hummel (1778 – 1837), tinha um custo proibitivo. Agora, a OSPA conseguiu adquirir uma cópia a preço acessível e poderá executar o trabalho pela primeira vez. “Oportunizar ao público ouvir essa obra clássica do Hummel é uma alegria muito grande, acredito que nunca tenha sido tocada no sul do Brasil”, afirma o maestro Manfredo Schmiedt.

Já a fagotista Ange Bazzani espera há anos para tocar o trabalho: “É uma obra que expõe o fagote como um instrumento muito completo, no sentido do registro e do timbre. O Hummel fez questão de nomear como ‘grande concerto para fagote’ porque realmente é muito virtuosístico. É um sonho tocar ele com a orquestra”, explica a musicista da OSPA.

A OSPA também interpreta no mesmo dia outra obra essencial: “Suite n.º 1, op. 46”, parte de “Peer Gynt”, obra-prima que Edvard Grieg (1843-1907) escreveu para a peça homônima de Henrik Ibsen (1828-1906). O sucesso obtido desde a estreia, em 24 de fevereiro de 1876, perdura até hoje. Trechos da suíte podem ser ouvidos em um filme de Fritz Lang, um disco da banda Electric Light Orchestra ou em um episódio de “Os Simpsons”, entre outros.

Em seguida, a OSPA aposta na sonoridade brasileira de “Sinfonietta Prima”, de um dos compositores mais destacados do país, o mineiro Ernani Aguiar. Datada de 1990, a obra é bastante irreverente: Aguiar escreveu que o segundo movimento retrata ele mesmo “bêbado, subindo uma ladeira da minha Ouro Preto numa madrugada de quarta-feira de cinzas”.

“O Ernani completou 71 anos há pouco, e gosto muito das composições dele porque têm muita leveza e senso de humor, além de toda a genialidade dele como compositor e músico”, avalia Schmiedt.

Sobre Manfredo Schmiedt (regente – Brasil)

Com vasta experiência coral e orquestral por todo o mundo, Manfredo Schmiedt é o maestro do Coro Sinfônico da OSPA desde 1992. Possui mestrado em Regência pela Universidade da Geórgia (EUA) e graduação na mesma área pela UFRGS. Seu currículo acadêmico inclui duas importantes condecorações: Pi Kappa Lambda Music Honor Society e Director’s Excellence Award. Apresentou-se, como convidado, em destacadas orquestras do mundo, como a Filarmônica de Mendoza (Argentina), a Orquestra Sinfônica da University of British Columbia (Canadá), a Filarmônica de Belgrado (Sérvia), a Sinfônica do Noroeste da Flórida (EUA) e a Petrobras Sinfônica (Brasil). Entre 2002 e 2020, foi regente e diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Sobre Ange Bazzani (fagote – Colômbia)

Ange Bazzani é fagote solista da OSPA e instrutora musical no Conservatório Pablo Komlós. Iniciou sua trajetória na OSPA em 2017, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo de fagote solista na orquestra. Nascida em Bucaramanga, na Colômbia, começou seus estudos em música aos sete anos, em Bogotá. É formada pela Universidade Nacional da Colômbia e é especialista em Música Orquestral pela Academia de Música da OSESP. Venceu o Concurso Nacional Juvenil de Fagotistas (Colômbia, 2012) e foi semifinalista da competição Gustavo Nuñez (Uruguai, 2019). Mudou-se para o Brasil em 2013 para fazer parte do projeto social NEOJIBA, na Bahia. Atualmente, integra também a Banda de Câmara Tum Toin Foin e o quinteto de sopros Som5.

Visita segura

Em acordo com as orientações do Governo do Estado do RS referentes à pandemia da Covid-19, o concerto seguirá os seguintes protocolos de segurança: ocupação reduzida da Casa da OSPA, disponibilização de álcool gel aos visitantes, uso obrigatório da máscara, medição de temperatura na entrada, distanciamento social nos espaços de passagem e na ocupação das poltronas da Sala de Concerto. Também é possível acompanhar os concertos da OSPA gratuitamente e ao vivo pelo canal da orquestra no YouTube e pela plataforma #CulturaEmCasa.

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)

15º concerto da Série Casa da OSPA – Temporada 2021

FAGOTE E OUTRAS CORES

Quando: 11 de setembro de 2021, às 17h. Abertura das portas: 16h.

Onde: Casa da Ospa (Centro Administrativo Fernando Ferrari – Av. Borges de Medeiros, 1.501), Porto Alegre, RS.

Ingresso: 1 kg de alimento não perecível. Bilheteria on-line*: uhuu.com, de quinta-feira (9), às 12h, até sexta-feira (10), às 11h59. Entrega do alimento no dia do concerto. Bilheteria na Casa da OSPA*: sexta-feira (10) e sábado (11), das 12h às 17h. Entrega do alimento ao retirar o bilhete.

*Acompanhe a disponibilidade de ingressos pelas redes sociais e pelo site ospa.org.br. Há limite de dois ingressos por CPF.

Estacionamento: gratuito, no local. Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.

Acessibilidade: a Casa da OSPA oferece acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e programas em braile.

Na internet: ao vivo, gratuitamente, em youtube.com/ospaRS e pela plataforma culturaemcasa.com.br

Informações para o público: (51) 98608-0141, de segunda a sexta, das 9h às 18h.

MAIS NOTÍCIAS