Notícias


Primeira turma de apenados do Programa ACT se forma, em Pelotas

O programa trabalha a preparação de apenados do regime semiaberto para o convívio social
16/09/2021 Por Marina Amaral/Prefeitura Municipal de Pelotas – Foto: Divulgação

Na quarta-feira, dia 15 de setembro de 2021, ocorreu a formatura da primeira turma de apenados que participaram do Programa ACT - Criando Crianças em Ambientes Seguros, política pública da Prefeitura Municipal, que integra o eixo de Prevenção do Pacto Pelotas pela Paz. A entrega dos certificados aos nove formandos foi feita pela prefeita Paula Mascarenhas, em ato no Presídio Regional de Pelotas (PRP).

Para a prefeita, esse é um momento histórico e que coloca o município na vanguarda de políticas públicas para a segurança pública. "Pelotas é a primeira cidade no mundo que instituiu essa metodologia socioemocional como política pública e agora avança ainda mais com esse projeto pioneiro no Presídio, preparando os pais que estão por sair do regime fechado para que eles tenham outro tipo de relação com seus filhos: baseada no afeto, no amor, no diálogo e na não violência. A ideia do ACT é justamente formar cidadãos mais seguros, mais felizes, oportunizando esse instrumento para que esses adultos possam mudar a vida das suas famílias", disse Paula.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.  

Na visão da titular da 5ª Delegacia Penitenciária Regional (5ª DPR), Deisy Vergara Petrucci, essa primeira experiência com o ACT no PRP superou as expectativas das equipes quanto à aceitação, e isso se deve ao fato de os apenados se sentirem motivados a participar. Para as próximas turmas, o que se espera é que a adesão seja ainda maior. “Esperamos que todos os presos, em tempo de progredir para o regime semiaberto, participem do programa. Vamos trabalhar para alcançar essa meta”, afirmou Deisy.

A coordenadora do ACT no município e diretora da Secretaria de Segurança Pública, Alicéia Ceciliano, afirma que a implementação do programa no sistema prisional significa dar uma segunda chance a essas pessoas, além de ensinar e aprender, ao mesmo tempo, com elas. 

“A cada momento no PRP e a cada sorriso de esperança, percebi que, aos poucos, os apenados estavam reconhecendo seus erros enquanto pais, mas que ainda dava tempo de mudar. Fazemos parte de uma parcela da sociedade que acredita que todos merecem um novo olhar. Assim, nós, que fazemos o Pacto, vamos continuar transformando Pelotas numa cidade mais segura”, frisou Alicéia.

O evento contou com um vídeo enviado pela psicóloga brasileira Júlia da Silva, idealizadora da metodologia e integrante da Associação Americana de Psicologia. Ela ressaltou a importância dos princípios e procedimentos dos pais, que vivem privados de liberdade, para com os filhos.

Estavam presentes o diretor do Presídio Regional de Pelotas, Carlos Henrique Peil, e a psicóloga da 5ª Delegacia Penitenciária Regional, Daiane Alves Bueno, que participou dos encontros com os participantes do ACT e lecionou junto da coordenadora do programa. 

Também participaram da formatura o juiz da Vara de Execuções Criminais, Afonço Bierhals, o secretário interino de Segurança Pública, José Apodi Dourado, a assessora especial e coordenadora executiva do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, a diretora do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), Daiane Dias.

Uma nova relação com os filhos

Enquanto o programa estava em curso, dois participantes saíram do PRP e estão em liberdade. Um deles já está em contato com o filho e contou que os dois não se desgrudam mais. Em um dos encontros, ele escreveu uma carta dedicada ao pequeno e, agora, teve a oportunidade de entregá-la. Para o participante, as lições do programa foram importantes para saber como lidar com o filho, entendê-lo e conversar com ele.

“Com certeza me ajudou e foi muito importante para mim. Era o que estava precisando, ainda mais no final da pena, momento mais importante, em que eu estava com muitas dúvidas. Obrigada por tudo, do fundo do meu coração”, agradeceu o homem às equipes, ao realizar um contato já em liberdade.



MAIS NOTÍCIAS