Notícias


Prefeitura de Pelotas e Sesc oferecem oficina sobre Iluminação Cênica

A capacitação on-line é gratuita e se encerra na sexta, dia 24
23/09/2021 Por Ascom Prefeitura de Pelotas – Foto: Divulgação

Teve início na terça-feira, dia 21 de setembro, a oficina “Iluminação Cênica: Por que, para que, como?”, ministrada pelo conceituado Light Designer brasileiro, Guilherme Bonfanti.

A capacitação on-line, gratuita e aberta à comunidade, é viabilizada pela nova parceria entre a Prefeitura de Pelotas e o Sistema Fecomércio-Sesc/RS. Os quatro encontros diários, das 19h às 22h, ocorrem pela plataforma Zoom, até sexta-feira, dia 24. Os participantes que tiverem 75% de presença receberão certificado de participação.  

Os encontros terão discussões teóricas e exercícios práticos para os alunos exercerem os aprendizados das oficinas. Os participantes serão convidados a refletir sobre o processo de criação da luz cênica e tratarão um estudo de caso de um trabalho que condensa as ideias discutidas durante o curso.

A primeira oficina oferecida pela nova parceria entre Prefeitura e Fecomércio ocorreu em julho passado. “A Palavra na cena” foi ministrada pelo premiado dramaturgo portoalegrense Diones Camargo.

Saiba mais sobre Bonfanti

Bonfanti é um dos fundadores do grupo teatral paulista Teatro da Vertigem, junto com Antonio Araújo, e criador do primeiro curso de iluminação regular de São Paulo na SP Escola de Teatro. Desde a década de 1970, desenvolveu dezenas de projetos de iluminação por todo o país e no exterior. No seu currículo, contam óperas, espetáculos de dança, exposições, arquitetura, shows e eventos corporativos. Trabalhou com diversos profissionais, entre eles: Gabriel Villela, Miguel Fallabela, Jean Claude Bernardet, Paulo Miklos, Titas, Zeca Baleiro, Criolo, O Terno, Helio Eichbauer, Gringo Cardia, Paulo Mendes da Rocha, e Isay Weinfeld.

Bonfanti também respondeu pelo projeto de iluminação de edições da Bienal Internacional de São Paulo e foi responsável por toda a luminotécnica de exposições da Bienal Internacional de Arquitetura, Mostra do Redescobrimento - Brasil 500 anos Artes Visuais. Na área da moda trabalhou em conjunto com o designer Tato Corbett em eventos como a São Paulo Fashion Week e a Semana da Moda.

Internacional

O iluminador também tem larga experiência internacional, tendo trabalhado em Nova York, Chicago, Lisboa, Moscou, Ahrus (Dinamarca), Wroclaw (Polônia), Londres, Berlim, Bruxelas, Avignon, Lyon, Paris, Hong Kong, Koln, Caracas, Bogota, Buenos Aires, Quito, Lima e Romênia.
Prêmios

Recebeu seis prêmios Shell de iluminação; quatro da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCAs); Prêmio Mambembe, concedido pela Funarte, e prêmios da Apetes, da Panamco para teatro infantojuvenil e Aplauso, além de haver recebido inúmeras indicações ao Prêmio Shell, Panamco de Teatro Infantojuvenil e Apetesp.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS