Notícias


Pintura restaurada pela UFPel retorna à Pinacoteca Matteo Tonietti

A entrega oficial da pintura será na sexta-feira, dia 8 de outubro, às 18h, em comemoração alusiva à 15ª Primavera dos Museus na cidade de Rio Grande
23/09/2021 Comunicação Social | Universidade Federal de Pelotas – Foto: Divulgação

Na última quinta-feira, dia 16 de setembro de 2021, o Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais do Instituto de Ciências Humanas e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel fez a entrega de mais uma restauração, desta vez foi a pintura “Senhoras Tomando Chá” pertencente a Pinacoteca Municipal Matteo Tonietti da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Rio Grande.

A parceria foi estabelecida através do Projeto de Extensão “Documentação, Restauração e Exposição da obra ‘Senhoras Tomando Chá’ da Pinacoteca Matteo Tonietti, Rio Grande, RS”. Estiveram presentes no Campus 2 para a entrega da obra restaurada e acompanhamento do transporte até Rio Grande o secretário da Cultura de Rio Grande, Luis Henrique Abreu Drevnovicz, a secretária adjunta, Valeska Athaides, a coordenadora da Pinacoteca Matteo Tonietti, Gianne Zanella Atallah e o museólogo Augusto Duarte Garcia, recebidos pela professora Andréa Lacerda Bachettini, coordenadora do Projeto, pela restauradora Keli Scolari e pela ex-bolsista do projeto, Kerllen Peres Cavalheiro.

Entrega oficial

A entrega oficial da pintura será na sexta-feira, dia 8 de outubro, às 18h, em comemoração alusiva à 15ª Primavera dos Museus na cidade de Rio Grande, em cerimônia na Biblioteca Rio-Grandense. A parceria continua através do Projeto “Extroversão das Atividades do Projeto Documentação, Restauração e Exposição da Obra ‘Senhoras Tomando Chá'”que inclui duas exposições da obra em 2022, em Rio Grande  na reabertura da Pinacoteca, e em Pelotas, no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo; o Cosplay das “Senhoras Tomando Chá” durante as exposições, a reprodução das vestimentas será em parceria com o professor do Curso de Moda do IFSul Raphael Sholl; aplicação de atividades de educação patrimonial nas escolas da rede pública e privadas de Pelotas e Rio Grande com apresentação da obra; o documentário sobre o projeto que está sendo realizado pelos acadêmicos do curso de Cinema e Audiovisual da UFPel, Maurício Montone e Ana Paula Leal, e ainda a publicação de um livro em formato e-book relatando todas as atividades que envolveram o processo de restauração e a pesquisa que está em desenvolvimento sobre a autoria da pintura.

A equipe do projeto busca recursos para que o livro saia também em formato impresso. A diagramação do livro e a programação visual dos produtos de divulgação estão sendo realizadas pela aluna Bruna Ávila com a colaboração dos bolsistas Olga Cabral e Filipe Wessely, todos do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel. A equipe aguarda a melhora das condições sanitárias para retomar a pesquisa sobre o mapeamento das obras do artista Henri Caro Delvaille na América do Sul, que foram paralisadas durante a pandemia.

Pesquisas

No período em que a pintura esteve na UFPel ela foi objeto de pesquisa de dois Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Bacharelado em Conservação e Restauração de Bens Culturais, as egressas Ângela Marina Macalossi e Amanda Corrêa escreveram respectivamente “‘Senhoras tomando Chá’ – Pinacoteca Matteo Tonietti – Rio Grande – RS: O papel do Conservador e restaurador na análise do estado de conservação e a discussão preliminar ao restauro” e “‘Senhoras Tomando Chá’: a restauração, documentação e acesso ao público de um pintura do século XIX”.

A equipe apresentou o projeto em diversos eventos acadêmicos nacionais e internacionais e publicou artigos em revistas científicas e aguarda com grande expectativa as atividades interrompidas pela pandemia da Covid-19.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS