Notícias


Sebrae RS recebe inscrições para pós-graduação inédita para professores

Primeira turma do curso “Educação Empreendedora 5.0” irá atender demanda trazida pelos docentes gaúchos
24/09/2021 Assessoria de Imprensa Sebrae RS – Foto: Divulgação

Inédito no Rio Grande do Sul, o curso de pós-graduação “Educação Empreendedora 5.0” está com inscrições abertas para sua primeira turma. Oferecida pelo Sebrae RS em parceria com a Escola Superior de Empreendedorismo (ESE) do Sebrae SP, a especialização irá atender uma demanda trazida pelos próprios docentes gaúchos em pesquisa recente elaborada pela organização.

As aulas serão realizadas a partir de 8 de outubro em encontros quinzenais às sextas-feiras à noite e aos sábados nos turnos da manhã e da tarde, na Av. Senador Salgado Filho, 135, em Porto Alegre. Os interessados podem obter informações complementares no https://conhecimento.sebraers.com.br/lp/especializacao-educacao-empreendedora-5-0/.

O curso tem o objetivo de desenvolver competências empreendedoras que agreguem qualidade, inovação e fundamentos de gestão à atuação de professores. O cronograma curricular da pós-graduação possui um total de 360 horas-aulas em um plano de 18 meses.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

Entre as principais áreas contempladas nos três módulos centrais da especialização estão Desenvolvimento Pessoal, Liderança e Pessoas; Gestão de Projetos Empreendedores; Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à sala de aula, e Transformação do Mercado de Trabalho e Desafios Futuros.  

Segundo a Gestora Estadual do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae RS, Roselaine Monteiro Moraes, a oferta da pós-graduação é resultado de demandas emergentes identificadas no próprio mercado gaúcho da educação. Ela conta que, entre outras ações de planejamento, o Sebrae RS realizou uma pesquisa com professores do Estado em março deste ano para delimitar áreas de interesse e oportunidades de desenvolvimento.

‘‘O curso é baseado em competências identificadas pelos próprios docentes. Acreditamos que o empreendedorismo está relacionado à capacidade de gerar valor para si e para a sociedade por meio do desenvolvimento de competências  para solução de problemas reais e complexos", explica.

Outro fator importante é o fato de a pós-graduação estar alinhada com as competências para o século 21 e as definidas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), proposta pelo Ministério da Educação (MEC).

Segundo Roselaine, a expectativa é de que o curso agregue ainda competências fundamentais do dia-a-dia dos professores em áreas que muitas vezes não tiveram oportunidade de aprendizagem durante seus percursos acadêmicos. Assim, atuar de modo empreendedor é um diferencial para professores que desejam gerar transformação na vida de seus estudantes.

"Empreendedorismo que transforma é de dentro para fora”, explica. ‘‘Tão fundamental quanto as competências  cognitivas, como: planejamento, criatividade e visão, estão as competências socioemocionais como: trabalho em equipe, ética, motivação, perseverança entre outras’’, complementa.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS