Notícias


Plantio de 1.144 mudas marca o Dia da Árvore, em Pelotas

Prefeita Paula Mascarenhas participou das atividades que buscam conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental, dentro do programa Ciclo Verde Pelotas
25/09/2021 Ascom Prefeitura de Pelotas - Fotos: Michel Corvello
Anterior Próximo

No Dia Nacional da Árvore, comemorado na terça-feira, dia 21 de setembro de 2021, a prefeita Paula Mascarenhas participou do plantio simbólico de mudas em dois pontos da cidade: ao lado da pista de caminhada da avenida República do Líbano, nas Três Vendas, e na sede da comunidade terapêutica Casa do Amor Exigente (CAEX), localizada na BR-116, próximo à saída da cidade.

As atividades tiveram o apoio da Unimed Pelotas e da empresa G2E Gestão Imobiliária, responsável pela construção de um hotel no município. No total, as duas ações somaram 1.144 espécies arbóreas.

Nos dois locais escolhidos, Paula plantou mudas de ipês roxos e amarelos, quaresmeiras, laranjeiras e bergamoteiras. Durante a atividade, ela agradeceu as parcerias formadas através do programa Ciclo Verde Pelotas.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

“Os plantios estão sendo feitos com muito cuidado e carinho para embelezar a nossa cidade. Que isso estimule outras pessoas a buscarem orientação, para que realizem o cultivo de forma correta. O meio ambiente vai agradecer e nós vamos preparar uma cidade mais verde para as próximas gerações”, afirmou.

O secretário de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer, destacou que as ações executadas na data em que se comemora o Dia da Árvore representam sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. Schaefer acrescentou ainda que o trabalho realizado em conjunto com empreendedores, entidades do terceiro setor e com a população tem gerado muitos benefícios para a natureza.

Parceria com a Unimed

Os plantios iniciaram pela avenida República do Líbano, nas Três Vendas. Áreas ao lado da pista de corrida e caminhada da via receberam 50 árvores frutíferas, doadas e plantadas pelo grupo Unimed.

Além de integrar o eixo ‘Ação Verde’ do programa Ciclo Verde, que busca entidades do terceiro setor para realizar, em conjunto com o Município, esse plantio, a ação faz parte do projeto Quem Clica Cuida da instituição de saúde, que tem o objetivo de estimular os beneficiários e clientes da Unimed a utilizarem os recursos on-line que a cooperativa oferece, evitando a impressão em papel para cuidar do meio ambiente.

A presidente da Unimed Pelotas, Rosana Souza van der Laan, explicou que a cada mil visualizações no portal, a equipe da cooperativa se compromete a plantar uma árvore. Essa é a segunda vez que a Unimed fecha parceria com a Prefeitura neste ano.

Plantios na Casa do Amor Exigente (CAEX)

As práticas, que visam à arborização de espaços da cidade, seguiram durante a manhã, na comunidade terapêutica Casa do Amor Exigente (CAEX). As áreas verdes da casa, que acolhe, para tratamento, dependentes químicos, começaram a receber nesta terça-feira, algumas das 1.144 árvores adquiridas pela empresa G2E Gestão Imobiliária, responsável pela construção da filial do Ibis Hotéis em Pelotas.

Esses cultivos também fazem parte do Ciclo Verde Pelotas, mas do eixo ‘Compensação Verde’, que visa reparar a perda de espécies arbóreas pela ação dos cidadãos ou empreendimentos. Nesse quesito, a pessoa ou instituição que realizar a retirada de plantas, deverá compensar o ato com o plantio e manutenção de novas mudas por dois anos.

Dessa atividade no CAEX participaram o secretário estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana, o titular da pasta Desenvolvimento, Turismo e Inovação do Município, Gilmar Bazanella; o representante da Emater, André Perleberg; o diretor do Grupo de Energia do Brasil (Gebras), Fabrício Iribarrem, e o arcebispo da Arquidiocese de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS