Notícias


Melhoria de Qualidade e produtividade da Batata Doce é projeto em desenvolvimento em Mariana Pimentel

A proposta é também receber outras variedades oriundas de parcerias com outras instituições
10/10/2021 Texto e foto: Prefeitura de Mariana Pimentel
Anterior Próximo

Na última terça-feira, dia 28 de setembro, o Município de Mariana Pimentel recebeu as primeiras mudas matrizes de batata-doce livres de doenças, oriundas de um projeto de parceria que visa o melhoramento da qualidade e da produtividade do tubérculo.

O projeto é uma parceria firmada entre a Emater/RS-ASCAR e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS com foco na limpeza clonal, pela qual se consegue obter plantas livres de vírus a partir de plantas infectadas, como objeto, variedades tradicionalmente cultivadas na região, que, com o passar dos anos foram perdendo seu vigor produtivo pela alta pressão de doenças virais.
A Prefeitura Municipal de Mariana Pimentel, tornou-se um importante agente integrante do projeto, no intuito de fomentar a atividade econômica do cultivo da batata-doce.

Através da Secretaria Municipal de Agricultura, construiu e disponibilizou uma estufa para a propagação das mudas. Através dos técnicos da secretaria de agricultura e escritório local da Emater, irão propagar, distribuir e acompanhar áreas experimentais.

A proposta é também receber outras variedades oriundas de parcerias com outras instituições que serão testadas em solo marianense.

O Prefeito Renato Gonczoroski acompanhado pelo vice-prefeito, Betinho Golanski e chefe de gabinete Gabriel Bolzan, esteve no local para receber as matrizes, onde recebeu mais informações do projeto, reforçando a importância de investir na Agricultura, enaltecendo o trabalho técnico da Secretaria de Agricultura que, em conjunto com a EMATER/ASCAR vem realizando um excelente trabalho no setor.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.


MAIS NOTÍCIAS