Notícias


UFPel entrega mais uma obra restaurada pelo projeto Laboratório Aberto

Evento contou com a presença de autoridades da Região Sul
14/10/2021 Comunicação Social | Universidade Federal de Pelotas – Foto: Divulgação

No dia 7 de outubro, durante a abertura do Centro Histórico na cidade de Rio Grande, em comemoração aos 175 anos da Biblioteca Rio-Grandense, ocorreu a entrega oficial à comunidade riograndina da pintura “Senhoras Tomando Chá” da Pinacoteca Matteo Tonietti da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Rio Grande. A obra foi entregue após passar pelo processo de restauração realizado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A abertura do evento contou com a presença de autoridades da Região Sul: a vereadora Luciane Compiani Branco, representando na ocasião o prefeito Fabio Branco, a secretária da Cultura do Estado, Beatriz Araújo, o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPel, Eraldo Pinheiro, o reitor da Universidade Federal de Rio Grande, Danilo Giroldo, o secretário Municipal de Cultura de Rio Grande, Luiz Henrique Abreu Drevnovicz, o secretário Municipal de Cultura de Pelotas, Paulo Pedrozo, o presidente da Biblioteca Rio-Grandense, Ronaldo Gerundo, a coordenadora de Arte, Cultura e Patrimônio da UFPel, Eleonora Santos, a diretora da Pinacoteca Matteo Tonietti, Gianne Zanella Atalah, a restauradora da UFPel, Keli Scolari, a coordenadora do Projeto de Extensão Laboratório Aberto de Conservação e  Restauração de Bens Culturais (LACRBC), Andréa Lacerda Bachettini, projeto que oportunizou a recuperação da pintura, e a egressa do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais da UFPel, Kerllen Peres Cavalheiro, representando os alunos que fazem parte do projeto.

Na entrega da pintura, a Andréa Bachettini apresentou ao público as etapas da restauração e a produção acadêmica gerada ao longo dos anos em que aconteceu a restauração e, também, as próximas etapas do projeto, que continua até o final de 2022.

As atividades não foram interrompidas com a pandemia, houve o aprofundamento principalmente no que envolveu a pesquisa histórica, que encontrou informações importantes sobre a autoria e história da obra, que em breve serão publicadas em um livro, juntamente com as exposições acessíveis que estão sendo planejadas em parceria com a equipe do GEGRADI da UFPel.

Sobre a Pintura

A pintura “Senhoras Tomando Chá” foi um presente dos Barcos Escandinavos na década de 50 ao então prefeito municipal, Ernesto Bucholz, colocada no gabinete do prefeito sofreu uma avaria em uma comemoração quando foi atingida por uma rolha de champagne, retirada do gabinete pelo Sr. Ronaldo Morgado para uma futura restauração foi encaminhada para Pinacoteca Matteo Tonietti, escapando assim do incêndio que anos depois atingiria o prédio da Prefeitura.

No ano de 2012 a senhora Marisa Beal, então diretora da Pinacoteca, firma a parceria estabelecida com a UFPel através do Projeto de Extensão “Documentação, Restauração e Exposição da Obra Senhoras Tomando Chá da Pinacoteca Matteo Tonietti, Rio Grande/RS” coordenado pela professora Andréa Lacerda Bachettini, a Prefeitura Municipal de Rio Grande ficou responsável pelo material necessário para a restauração e a UFPel pela mão de obra e seu expertise. 

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS