Notícias


De 21 a 23 de outubro, Instituto Caldeira vai sediar seu primeiro evento de porte internacional: a 10ª BrazilJS Conf

É a maior conferência de linguagem JavaScript do mundo e, em versão híbrida, a atividade deve reunir 5 mil pessoas
16/10/2021 Padrinho Agência de Conteúdo | Tatiana Py Dutra – Foto: Divulgação

Na primeira metade do século 20, quando a energia elétrica era artigo escasso na capital gaúcha, parte do bairro Navegantes era abastecido pelo excedente produzido pelas caldeiras das indústrias AJ Renner.

Na primeira metade do século 21, o Instituto Caldeira - que ocupa as mesmas instalações da velha tecelagem - quer prestar serviço semelhante, mas gerando energia para o ecossistema de inovação do Estado.

Fundada em 2020, a instituição é um hub que reúne e conecta empresas e startups que têm em comum o interesse na transformação digital exigida pela Nova Economia. Empresas como Grendene, Renner, SCL, Iesa, Banrisul e Sebrae levaram para o local seus times de inovação, coexistindo em um ambiente que favorece a criatividade, além da comunicação entre possíveis parceiros de negócios.

A meta é evitar a fuga de talentos e projetos que antes rumavam para o eixo Rio-São Paulo e até para o Exterior, garantindo que a economia do Estado se beneficie.

“O empresário gosta de falar de inovação, mas quer tijolo, prédio, estrutura. Por isso, a gente quis criar uma ‘casa’ juntando as empresas e startups. Começamos com 39, hoje são 60 empresas e cerca de 500 pessoas circulando no prédio por dia. A ideia é se conectar e trabalhar de forma colaborativa para contribuir na competitividade um do outro”, comenta o diretor executivo do Instituto Caldeira, Pedro Valério.

O espaço de 22 mil m² é subdividido em salas envidraçadas, decoradas (ou não) ao gosto do locatário. A transparência estimula a curiosidade e uma conexão inicial entre os trabalhadores, que são convidados a interagir em eventos coletivos, como cursos e palestras, e em pitchs de novas empresas. Realizados semanalmente, eles são uma grande oportunidade para unir startups e investidores.

“Já vi pichts aqui em que, ao final, o apresentador subiu direto para reunião com uma empresa interessada. É isso que a gente quer. Todo mundo que quer empreender em inovação e tecnologia sabe que aqui vai encontrar seus pares”, valoriza Pedro.

BrazilJS Conf

Dentro da ideia de aproximar Porto Alegre e o Rio Grande do Sul do resto do mundo, o Instituto Caldeira se prepara para sediar seu primeiro grande evento internacional, a 10ª BrazilJS Conf (https://conf.braziljs.org).

Maior conferência do mundo sobre a linguagem JavaScript (a mais usada em programação de computadores e mobile), atividade vai reunir alguns dos maiores expoentes da tecnologia mundial - entre eles, Vint Cerf, ex-vice-presidente da Google e considerado um dos pais da internet - nos dias 21, 22 e 23 de outubro. Cerca de 5 mil pessoas devem participar do evento, que em função das regras sanitárias, será realizado de forma híbrida.

“É a primeira conferência de porte internacional do hub e acho que faz todo o sentido que seja realizado aqui, porque tem conexão com o trabalho das empresas e startup, além da geração de ideias para o futuro”.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS