Notícias


Ensino Superior: entenda as diferenças entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo

Professor da Estácio afirma que não há distinção no sentido de um modelo ser melhor ou mais completo que o outro
17/10/2021 Usine de Notícias – Foto: Juraj Varga from Pixabay / Divulgação

Muitos estudantes ainda não conseguem distinguir corretamente os modelos de graduação existentes, o que pode influenciar diretamente na carreira em que desejam atuar profissionalmente.

Segundo a lei das diretrizes e bases da educação, Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo estão todos cursos em nível superior. O professor da Estácio, Douglas Machado, afirma que não há distinção no sentido de um modelo ser melhor ou mais completo que o outro.

Machado explica que cursos de bacharelado são voltados para formação dos profissionais liberais enquanto os cursos de licenciatura são direcionados para formação de professores, ou seja, preparam os estudantes para ensinar aquilo o que aprenderam na faculdade. O docente reforça que a grande diferença entre a Licenciatura e o Bacharelado é que a licenciatura é um requisito para atuação na educação básica.

"Um professor de educação física na educação básica precisa, obrigatoriamente, ser licenciado. Já o profissional que deseja trabalhar em uma academia de ginástica, precisa ser um bacharel em educação física" explica o professor.

Alguns equívocos também são comuns em relação ao curso superior tecnólogo. Neste modelo, a graduação é orientada para atender as demandas do mercado de trabalho e normalmente possuem uma duração de tempo menor.

"É preciso esclarecer que o tempo de duração não torna este curso menos importante ou completo do que os demais modelos. A diferença realmente está no objetivo deste modelo de graduação. São cursos com foco específico em atender as necessidades de profissionais do mercado. Por isso, estes cursos estão mais conectados às demandas do mercado de trabalho" pontua.

O professor da Estácio orienta os futuros universitários a buscarem a formação superior mais adequada ao seu projeto. Além disso, Douglas destaca que é importante buscar o modelo de ensino mais adequado à realidade de cada estudante.

"Com a pandemia, os alunos experimentaram diferentes formas de aprendizagem o que abriu outras possibilidades aos estudantes. Hoje, os universitários podem escolher entre diferentes formatos de ensino e dezenas de opções de cursos de graduação. Seja no modelo presencial, semipresencial, no ensino digital ou no flex, a dica é conhecer todos os formatos oferecidos pelas instituições de ensino para fazer a escolha certa", comenta.

Outra dica é aproveitar as campanhas de incentivo ao ingresso no ensino superior. Nos dias 22 e 23 de outubro, a Estácio irá realizar o Megavestibular, que é um processo seletivo nacional com condições especiais para os candidatos. O processo seletivo trará condições especiais em diversos cursos de graduação. Nas modalidades Presencial e Semipresencial, os candidatos terão 40% de bolsa no 1º ano e 30% no curso todo. Já para quem optar pelo ensino Digital (EaD) ou Flex, o desconto é de 70% de bolsa no 1º ano, além de até 60% de bolsa no curso todo.
 
Entre os cursos presenciais oferecidos na unidade da Estácio Porto Alegre, estão Psicologia, Enfermagem, Nutrição, Biomedicina e Direito. A prova poderá ser feita de forma online ou presencial.

A unidade Porto Alegre da Estácio fica localizada na Rua Mal. Floriano Peixoto, 626, Centro Histórico. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site https://estacio.br/inscricao/megavestibular ou pelos telefones (51) 99460-7771 e (51) 98237-0054.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS