Notícias


Cerca de 80 ciclistas participam de evento com saída da Casa de Garibaldi, em Piratini

Evento contou com ciclista de toda região e movimentou as ruas de Piratini durante o trajeto que finalizou no Bairro Cancelão
17/10/2021 Satolep Press - Fotos: Daniela Xu / Divulgação
Anterior Próximo

Patrimônio histórico e esporte estiveram integrados neste domingo, dia 17 de outubro de 2021, durante a largada do 1° Passeio Ciclístico de Ecoturismo que aconteceu em frente à Casa de Garibaldi, em Piratini. 

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.  

Cerca de 80 participantes se reuniram na manhã de domingo, dia 17, no local que foi morada de Giuseppe Garibaldi e Luigi Rossetti e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O evento reuniu ciclistas da região, que percorreram 20 quilômetros passando pelo centro da cidade, sede da Empresa Agropecuária Fertilia - onde ocorreu um passeio ecológico no interior da propriedade - encerrando na quadra poliesportiva Rubi Stark, no Bairro Cancelão. 

Segundo a secretária Municipal de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, Ana Caroline Pereira Caetano, o evento foi um sucesso e atingiu o objetivo de integração da comunidade e valorização das riquezas culturais da eterna capital farroupilha. “Ficamos muito satisfeitos com o público e tivemos uma grande presença feminina entre os atletas, o que é muito positivo”, resume.

Inscreva-se no nosso canal do youtube e fique atualizado com as últimas novidades do Portal de Camaquã 

OBRA - A arquiteta Helenice Macedo do Couto, responsável pelo projeto de restauro da Casa de Garibaldi, acompanhou a largada do passeio e explicou aos interessados detalhes sobre o cronograma de obras do prédio. 

“São várias ações para recuperação deste valioso patrimônio, incluindo a remoção de forros de madeira, a demolição de alvenaria, até a retirada de portas e pisos – todos elementos devidamente catalogados”, destacou. As obras prosseguem até o final do ano. A iniciativa conta com R$ 317 mil em recursos da Corsan em mais um passo na preservação de um dos mais significativos conjuntos históricos do Rio Grande do Sul.




MAIS NOTÍCIAS