Notícias


Perdido com as mudanças? Conheça as tendências do Instagram

Docente de Marketing Digital dá dicas dos rumos da rede social
04/12/2021 Usine de Notícias – Foto: Divulgação

De acordo com o report da We Are Social e da Hootsuite, o Instagram é a 4ª rede social mais usada no Brasil em 2021, com 110 milhões de usuários, atrás apenas do WhatsApp (120 milhões), YouTube (127 milhões) e Facebook (130 milhões).

Mas você sabe o que é tendência no Instagram? Apesar de popular, a rede constantemente sofre com atualizações, confundindo, muitas vezes, os usuários assíduos.

Para o docente do curso de Marketing Digital do Senac Novo Hamburgo, Émerson Reis, a plataforma ainda vai passar por diversas mudanças em um período próximo. O que se tem, por enquanto, é um aumento na entrega de conteúdos em vídeo, principalmente do Reels.

“A tendência é que esse tipo de conteúdo seja ainda mais fomentado, já que o principal motivo dos ajustes é o crescimento exponencial do TikTok”, projeta.

Basicamente, o usuário precisará planejar e executar mais conteúdos em vídeo. É preciso ter presença constante e com conteúdos relevantes. Por exemplo, você sabe quais são os 10 melhores sites para comprar seguidores no instagram?  “Como o próprio gerente do Instagram declarou meses atrás, a rede não é mais uma plataforma de compartilhamento de fotos. Um ponto positivo é que, com as mudanças somadas às evoluções dos smartphones, cada vez mais será possível produzir conteúdos tecnicamente qualificados sem depender de uma produtora de vídeo, por exemplo”, ressalta o docente.

Para contas comerciais ou profissionais, as mudanças serão as mesmas que ocorrerão para contas pessoais, com uma pequena diferença: o alcance de constas comerciais costuma ser ainda menor: “a necessidade de produzir vídeos qualificados e que engajem o público-alvo é ainda maior”.

Émerson considera que o Instagram está assustado com o crescimento do TikTok e, por esse motivo, está realizando uma série de mudanças para manter o público entretido dentro da plataforma. “A tendência é que fique ainda mais parecido com a plataforma chinesa”, destaca.  

Segundo o docente, o novo geralmente assusta, mas no caso do Instagram e das plataformas como um todo (inclusive as que ainda irão surgir), uma das principais premissas é ser de fácil utilização para o produtor de conteúdo. “Elas ficarão cada vez mais intuitivas e menos complexas. Com isso, deixo duas principais sugestões: não tenham medo de testar e acompanhem outros criadores de conteúdo para poder entender as principais tendências do segmento”, indica.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

MAIS NOTÍCIAS