Notícias


Caminho Pomerano, de São Lourenço do Sul, é relevante interesse cultural do RS

Projeto de Lei aprovado na Assembleia é de autoria do Deputado Zé Nunes
05/12/2019 Ascom Assembleia Legislativa / Gabinete do Deputado Estadual Zé Nunes – Foto: Divulgação

Na quarta-feira, dia 4 de dezembro de 2019, a Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei nº 221/18, de autoria do deputado estadual Zé Nunes, que declara o Caminho Pomerano, de São Lourenço do Sul, relevante interesse cultura do Estado. Dessa forma, o roteiro passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul.

“Com esta Lei, estamos valorizando a cultura e a história, e incentivando o turismo. Ao fazer isso, também, enaltecemos a trajetória de um povo e o coroamento de sua resistência, de suas conquistas e de seu legado”, disse Zé Nunes.

O parlamentar informou que a criação do Caminho Pomerano constitui uma importante iniciativa de resgate e o fortalecimento dessa cultura que inclui danças, costumes, tradições, gastronomia e a uso da língua, e que aliou o resgate e a valorização da cultura com opções de geração de renda, representando um caminho local e original para o desenvolvimento, estimulando iniciativas econômicas, o empreendedorismo e oportunidades.

“Esse roteiro turístico, portanto, insere-se como uma forma de desenvolvimento rural e com o que se denomina de pluriatividade, numa região onde predominam pequenas propriedades de terra e que tem na produção agrícola a sua evolução histórica”, avaliou.

O Roteiro de Turismo Rural Caminho Pomerano foi criado em 2006 por iniciativa da gestão pública municipal da época. O Poder Público do Municípios de São Lourenço do Sul foi fundamental para a implantação do projeto, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Industria e Comércio.

Mas, é oportuno informar que contou com apoio da Emater e de outras instituições públicas e privadas. A proposta do Caminho Pomerano dialoga com a agricultura familiar e com a economia solidária. A Associação Caminho Pomerano é entidade jurídica responsável.

MAIS NOTÍCIAS