Notícias


Em Ijuí, Defensoria Pública do Estado garante cirurgia de urgência para assistida que teve procedimento médico negado por plano de saúde

Ação da Defensoria proporcionou cirurgia que não constava na tabela do convênio
24/12/2021 Texto e foto: Ascom Defensoria Pública

Uma mulher diagnosticada com uma doença grave e que necessitava de cirurgia de urgência teve o pleito atendido após ação da Defensoria Pública do Estado. O caso ocorreu em Ijuí, no noroeste do Estado.

Conforme os laudos médicos, a assistida, moradora do município de Ajuricaba (RS) e servidora pública do município de Panambi (RS), é portadora de dissecação do arco aórtico e, diante da piora do seu quadro de saúde, necessitava urgentemente de implante de endoprótese customizada. Caso isso não ocorresse, ela corria o risco de morrer.

Inicialmente, a mulher teve o pedido de cirurgia negado, administrativamente, pelo Instituto de Assistência a Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (Ipe Saúde), pois o procedimento não consta na tabela de procedimentos amparados pelo convênio.

Diante da gravidade do caso, a DPE/RS ajuizou uma ação no dia 23 de novembro, que foi atendida imediatamente pela justiça. Entre outras coisas, o judiciário determinou o bloqueio judicial de R$ 266.981,60 para custeio da cirurgia.

Com a decisão, a mulher foi transferida para uma unidade de saúde e realizou o procedimento na última segunda-feira, dia 20. Atualmente, ela encontra-se em observação e o quadro de saúde é estável.

“Realizar a missão constitucional de garantir o acesso aos direitos dos cidadãos é um verdadeiro presente de natal para a equipe da Defensoria Pública”, destacou o defensor público Eugenio Pedro Gomes de Oliveira Júnior.

Além do defensor, aturam no caso para garantir o direito à saúde da assistida, as técnicas Marcia Cirlene Oldenburg e Patrícia Almeida Vasconselos, o estagiário Rodrigo Persson, além do auxílio da assistente social do município de Nova Ramada (RS), Denise Casagranda.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS