Notícias


Prof.ª Sirlene Rocke da Costa é indicada para receber o Título de Cidadã Camaquense Honorária

Sugestão foi apresentada pelo Ver. Claiton e aprovada pelo Colégio de Líderes
27/08/2019 Por Redação do Portal de Camaquã – Foto: Sirlene Rocke / Divulgação

Na segunda-feira, dia 19 de agosto de 2019, foi lido no expediente da 125ª Sessão Ordinária do Poder Legislativo de Camaquã, o Projeto de Decreto Legislativo nº 3 de 2019, de autoria do Ver. Prof. Claiton Silva.

O projeto outorga à Prof.ª Sirlene Rocke da Costa o Título de Cidadã Camaquense Honorária, conforme o que está previsto nos arts. 185 a 187 do Regimento Interno da Câmara de Vereadores.

De acordo com o § 3º do art. 185, o título de cidadão camaquense honorário será concedido à pessoa nascida em Camaquã, residentes ou não no Município, em razão da prestação de serviços relevantes sobre qualquer aspecto.

Sobre a Prof.ª Sirlene

Sirlene Rocke da Costa nasceu em Camaquã no ano de 1969 e viveu toda infância na localidade de Santa Auta.

Aos 7 anos, iniciou os estudos primários na Escola Municipal 15 de Novembro, onde estudou até a 6ª série, pois na época a escola só oferecia até está escolaridade.

Sirlene então concluiu o Ensino Fundamental, 7ª e 8ª series, na Escola São José. Na sequência entre os anos de 1985 e 1987, fez o Magistério na Escola São João Batista em Camaquã e após graduou-se no curso de Letras habilitação Português/Inglês no ano de 1991 pela Fundasul.

Fez Pedagogia em 2004 pela UCPEL e pós-graduação em Psicopedagogia em 2005 pela Universidade Castelo Branco. A homenageada foi nomeada no Magistério Municipal em 1988, na rede estadual no ano de 1990 e no ano de 1991, conseguiu cedência para atuar na rede municipal de ensino.

Sirlene procurava educar através da arte, integrando o sentimento com o conhecimento, trabalhando sempre de maneira a integrar a escola, família e sociedade.

Em março de 1989, através de eleições, a homenageada assumiu a direção da escola, sendo reeleita por diversas vezes, se manteve na direção até 2009, ano em que se afastou devido à doença Esclerose Lateral Amiotrófica - ELA, ou como ela nominou, cruELA.

Dentre as maiores realizações a frente da Escola Municipal 15 de Novembro, estão a ampliação do educandário com sala de pré-escola, dentro dos padrões exigidos por lei, biblioteca, laboratório de ciências, laboratório de informática, sala para direção, sala para supervisão, sala de professores com banheiro, cozinha com refeitório, 7 salas de aula, banheiros adaptados para NEs, e a aquisição de equipamento de xerox, data show.

Além de ações junto à comunidade, que possibilitaram a construção de arquibancada, na quadra esportiva da escola, construída a partir da sobra de uma verba da construção da quadra e a ajuda dos pais em um mutirão.

Nesse mesmo sistema, foi construído o quiosque, que inicialmente serviu como auditório e local de reuniões com pais e comunidade. Posteriormente, foi colocada a cobertura na quadra poliesportiva. Também foi adquirido o playground para a educação infantil e séries iniciais.

O principal objetivo de seu trabalho, sempre foi o de bem atende a comunidade, segundo ela, se fazia uma escola para comunidade e com a comunidade, sempre com a participação ativa dos professores que, apesar da distância, sempre vestiram a camiseta.

Para promover todas possibilidades sociais no exercício da cidadania através do desenvolvimento cultural, ambiental e comunitário, foram criados os grupos de danças folclóricos alemão e gaúcho, treinos esportivos por equipes e individuais.

Pedagogicamente, além dos conteúdos, foram trabalhados vários projetos que visavam a valorização dos recursos naturais, tão presentes no dia a dia dos alunos. O trabalho foi coroado com um antigo sonho da comunidade, a aprovação pelo Conselho Estadual de Educação, do Ensino Médio.

No esforço coletivo de ex-alunos, alunos, pais, professores comprometidos, comunidade e o Executivo Municipal. Além de sua dedicação a educação a Homenageada, professa a religião luterana onde sempre colaborou auxiliando o Departamento Feminino e Infantil, encontro de casais e ainda hoje continua frequentando.

A homenageada, vem bravamente enfrentando a Esclerose Lateral Amiotrófica – ELA, uma doença neurodegenerativa causada pela morte dos neurônios motores, responsáveis pelo comando da musculatura esquelética.

Até hoje não se sabe como acabar com essa patologia e a medicina ainda não faz ideia de quando a mesma chegará à cura. O tratamento é voltado para o aumento da sobrevida e a melhoria dos sintomas e da qualidade de vida.

Tramitação do Projeto

A indicação dos nomes para receber os títulos de “Cidadão Camaquense”, “Cidadão Camaquense Benemérito” e Camaquense Honorário, é realizada pelos vereadores entre os meses de março e junho.

No mês de julho, o Colégio de Líderes da Câmara se reúne e analise todas as sugestões realizadas e delibera sobre a aprovação ou não dessas indicações.

Aprovada a indicação, o vereador autor encaminha o projeto de decreto legislativo com o texto final. O projeto é lido e encaminhado para ser apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça. Assim que recebe parecer, é incluído em duas sessões, em discussão e votação.

Após a aprovado do projeto, o Presidente do Poder Legislativo agendará uma sessão solene para realizar a entrega do título.

MAIS NOTÍCIAS