Notícias


Com 3,1 mil inscritos, prova objetiva para ingresso na Carreira de Defensor Público será aplicada neste domingo, dia 9, em Porto Alegre

No total, serão ofertadas dez vagas no concurso
06/01/2022 Ascom Defensoria Pública – Foto: Divulgação

Neste domingo, dia 9 de janeiro de 2022, das 14h às 19h, será aplicada a prova objetiva do VI Concurso Público de Provas e Títulos para Ingresso na Carreira de Defensor Público do Estado do Rio Grande do Sul.

Os 3.190 inscritos concorrem a cinco vagas para ampla concorrência, três vagas destinadas às pessoas negras, uma vaga reservada para pessoa com deficiência e uma vaga para indígenas.

Os candidatos realizarão a primeira fase da seleção em dois endereços:

- Prédios 3 e 6 do Centro Universitário Ritter dos Reis (Campus FAPA) - Av. Manoel Elias, nº 2001, bairro Passo das Pedras, Porto Alegre (RS);

- Prédios C e D do Centro Universitário Ritter dos Reis (Campus Zona Sul) – Rua Orfanotrófio, nº 555, bairro Alto Teresópolis, Porto Alegre (RS);

Os novos defensores públicos, que serão contemplados após a aprovação em todas as fases do processo seletivo, terão remuneração inicial de R$ 22.213,43. Dentre as atribuições dos defensores públicos, estão a orientação jurídica e a defesa dos seus assistidos no âmbito judicial, extrajudicial e administrativo.

Para se candidatar ao cargo, os inscritos, entre outros requisitos, devem possuir, obrigatoriamente, título de bacharel em Direito devidamente registrado e prova do exercício de atividade jurídica pelo período mínimo de três anos, contados até a data da posse.

Conforme o edital, disponibilizado em agosto de 2021, a seleção para o cargo de defensor público do Rio Grande do Sul terá as seguintes fases:

- Prova objetiva (neste domingo, 09/01/2022, de caráter eliminatório e classificatório);
- Provas discursivas (dias 12 e 13/02/2022, de caráter eliminatório e classificatório);
- Sindicância sobre a vida pregressa do candidato (de caráter eliminatório);
- Exames de sanidade física, psiquiátrica e aptidão psicológica para o exercício do cargo de defensor público (de caráter eliminatório);
- Entrevista (de caráter eliminatório exclusivamente na hipótese de não comparecimento);
- Prova oral (de caráter eliminatório e classificatório);
- Prova de tribuna (de caráter eliminatório e classificatório);
- Avaliação de títulos (de caráter classificatório).

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS