Notícias


Por que entrar para a área da TI?

Por Gustavo Picoli – docente da área da Tecnologia da Informação do Senac Camaquã
14/01/2022 Usine de Notícias – Foto: Pixabay / Divulgação

A tecnologia está ganhando espaço cada dia mais. Se pararmos para pensar, hoje em dia tudo depende da tecnologia. Todas as áreas almejam modernização, atualização e, partindo desse princípio, sempre serão necessários profissionais de TI qualificados, que entendam o que estão fazendo, que saibam se comunicar, que compreendam as ideais dos clientes e as transformem em realidade, em inovação, em algo que faça os olhos do cliente brilhar.

Dessa forma, há instituições, como o Senac, que estão sempre acompanhando o desenvolvimento do mercado de trabalho e as suas novas tecnologias, focando na inovação e na capacitação profissional. Por isso, investem em cursos na área da Tecnologia da Informação e Informática.

O principal requisito para se matricular num curso da área é gostar de informática. Cumprindo esse requisito, o participante estará pronto para entrar em um mundo digital, onde, com certeza, aprenderá muito sobre tecnologia. Em resumo, o curso Técnico em Informática, por exemplo, é composto por quatro módulos, cada um com seu foco especifico, e isso possibilita que o matriculado ingresse no curso em qualquer momento, independente do módulo.

No módulo A, o aluno aprende tudo sobre hardware e software. Monta e desmonta computadores desktop, aprende sobre cada peça, métodos para identificação de erros nos computadores, formata e instala sistema operacional, instala programas, aprende a deixar o computador pronto para uso.

No módulo B, o foco são as redes de computadores e servidores. O participante aprende como é composta uma rede de computadores, configurar roteadores e a confeccionar cabos de redes para redes domésticas. Conhece também a instalação de sistemas operacionais para servidores, bem como toda a sua configuração, focando em uma rede empresarial, onde há regras a serem seguidas e que devem ser configuradas no servidor da empresa.

No módulo C, o aluno entra no fantástico mundo da programação desktop (programação voltado para aplicativos computacionais). Nesse módulo, são trabalhados assuntos desde a lógica de programação, que em resumo é como a máquina pensa, até linguagens de programação, passando por banco de dados, para que ao final ele consiga desenvolver aplicações para uso pessoal ou empresarial. É um módulo cheio de desafios.

No módulo D, o foco é programação web. O aluno aprende a desenvolver sites e lojas on-line, com os mais diversos métodos e sempre focando na prática. O desenvolvimento de sites está cada vez mais em alta e o aluno sairá pronto para trabalhar em empresas da área ou ter o seu próprio negócio.

Dentro da formação, o aluno vivenciará diversas áreas da informática, podendo focar profissionalmente em qual ele gostar mais. O curso abre muitas portas para o mercado de trabalho, principalmente em uma das áreas que mais necessitam de profissionais.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS