Notícias


Grupo Unamérica lança novo álbum no Ecarta Musical no sábado, dia 22 de janeiro, às 18h

Grupo completa 38 anos e traz esse novo trabalho com letras comprometidas com causas sociais e poéticas para enfrentar os tempos atuais
19/01/2022 Fundação Ecarta | Um degrau para a cidadania – Foto: Divulgação

O Grupo Unamérica lança o novo álbum Canções para Tempos de Cólera com show no Ecarta Musical no próximo sábado, 22 de janeiro, 18 horas. O grupo completa 38 anos e traz esse novo trabalho com letras comprometidas com causas sociais e poéticas para enfrentar os tempos atuais.

O álbum estará disponível nas plataformas digitais com 12 músicas antigas e novas e arranjos que contam também com vários instrumentos de origem andina, como o charango, quena e zamponha.

O duo formado por Dão Real e Zé Martins terá a participação especial de Vinícius Braun na gaita, guitarra e baixo no show que tem entrada franca e transmissão ao vivo pelo canal do youtube da Fundação Ecarta.

Poéticas para inspirar tempos de paz

O músico e compositor Dão Real conta que o projeto surgiu em 2019 numa leitura musical daquele momento do país. “Muitos acham que o nome Canções para Tempos de Cólera tem relação com a pandemia, mas surgiu do clima de culto ao ódio e à intolerância, o negacionismo e os comportamentos fascistas que se instalaram e nos levaram a montar uma apresentação”, relata.

O primeiro show com essa inspiração foi realizado no Café Fon Fon, em Porto Alegre, com um repertório de canções de lutas do passado e do presente. A ideia se consolidou e o Grupo lançou um financiamento coletivo, lançando dois EPs no segundo semestre de 2021, e concretizando o projeto completo nesta apresentação do álbum no palco do Ecarta Musical e lançamento em streaming.

“O apoio foi e continua sendo muito importante. Não só financeiro, mas as mensagens de reconhecimento estimulam a fazer novas canções e disponibilizar ao público”, registra o multi-instrumentista, compositor e cantor Zé Martins.

Sonoridades continentais

“Esse trabalho consolida uma proposta e um estilo musical. Solidifica uma ideia de composições e arranjos e reafirma a miscigenação de ritmos e instrumentos sul-americanos, com a luta de trabalhadores do campo e da cidade. Defende os direitos democráticos, a cultura local e o respeito a vida, afirmando que um mundo melhor é possível”, completa Martins.

O show traz canções como a versão em português de El Pueblo Unido Jamás será Vencido, dos chilenos Sérgio Ortega e grupo Quilapayun. Apresenta músicas como Festa da Colheita, homenagem ao universo dos agricultores familiares, para celebrar a colheita, a partilha da terra e a mesa farta em tempos de aumento da fome. Em Gracias, Pachamama com ritmo andino, é abordada a espiritual e sensível relação com a mãe-terra e a necessidade de defender o meio ambiente e a paz entre os povos.

Únicos no gênero

Com um estilo particular, as composições do Unamérica sempre foram influenciadas pelos vários momentos históricos e políticos da América Latina. Seu trabalho representa um catalisador de experiências que vêm dos festivais nativistas, somados com a música gaúcha e aspectos culturais da América Latina e do Brasil urbano e rural.

“O grupo Unamérica é o principal representante gaúcho do movimento de aproximação e unidade com os irmãos latino-americanos. Outros grupos vieram, mas 38 anos depois, é o único sobrevivente daqueles dias em que se pregava e acreditava na unidade latino-americana. Talvez mais no que nunca, essa unidade se faz indispensável", analisa o crítico musical Juarez Fonseca.

Musicalidade e resistência

Em quase quatro décadas de existência, o grupo transformou-se em uma referência com uma musicalidade original e universal que transporta pela história da música no Rio Grande do Sul para lugares e épocas de todo o continente. Se expressa por uma variedade de instrumentos como as primitivas flautas de taquara e de argila, a viola caipira, charango, rabeca, acordeon, o quatro venezuelano, o triângulo e o bombo leguero.

Surgem ritmos como chamamés e chacareiras argentinas, cuecas bolivianas, huaynos peruanos, candombes uruguaios, milongas pampeanas, xotes e baiões do nordeste brasileiro, bois, sambas e o canto do homem do Interior.

“Quando surgiu o Unamérica, nos anos 1980, achei muito legal a ideia de um duo trazendo a música do Uruguai, Argentina, Peru e os instrumentos desses países. Me chamou a atenção o engajamento político enraizado numa canção popular, tradicional, brasileira e mundial que defende as causas sociais. Eles são únicos”, define o jornalista e crítico musical Gilmar Eitelwein.

SERVIÇO

O QUÊ: Show e lançamento do álbum Canções para Tempos de Cólera do grupo Unamérica no Ecarta Musical

DATA: 22 de janeiro de 2022, 18 horas

LOCAL: Presencial com entrada franca para até 20 pessoas com passaporte vacinal com entrega de senhas a partir das 17 horas. Transmissão ao vivo pelo canal da Fundação Ecarta no youtube.  (Avenida João Pessoa, 943)

Mais informações www.ecarta.org.br

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS