Notícias


Coro Sinfônico da OSPA abre inscrições para novos cantores

Primeira etapa da seleção vai até 11 de fevereiro
26/01/2022 Ascom Ospa – Foto: Divulgação

A Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), selecionará novas vozes para integrar o Coro Sinfônico da OSPA, um dos principais grupos corais do Estado.

As inscrições, para cantores de todos os naipes, começam em 26 de janeiro e vão até 11 de fevereiro. Em 2022, o conjunto participará da temporada artística da OSPA interpretando grandes obras, como a “Missa de Santa Cecília”, de Gounod, as “Danças Polovetsianas”, de Borodin, e a ópera “O Morcego”, de Strauss, além de participar de concertos populares e outros sem a presença da orquestra.

O Coro Sinfônico da OSPA é adulto e tem participação voluntária. Os candidatos devem ter idade mínima de 16 anos, experiência em canto coral, conhecimento teórico-musical e tempo disponível para ensaios e apresentações.

Com início marcado para 11 de março, os ensaios ocorrem das 19h30 às 22h na Casa da OSPA, localizada no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre (RS). Vozes agudas ensaiam nas quartas e sextas-feiras e vozes graves nas terças e sextas-feiras.

Para se inscrever, é preciso preencher o formulário on-line disponível apenas a partir do dia 26, anexar o comprovante de vacinação para a COVID-19 e enviar um vídeo de 1 a 3 minutos cantando uma música.

Os candidatos aprovados nessa primeira etapa receberão um e-mail para agendar uma prova presencial no início de março. Neste momento, serão analisados: afinação, ritmo, qualidade vocal, extensão vocal, percepção musical, solfejo simples e conhecimentos básicos de teoria musical.

O Coro Sinfônico da OSPA tem seguido os protocolos sanitários recomendados pelo Governo do Estado do RS para a prevenção da Covid-19. Atualmente, os cantores devem apresentar comprovante de vacinação e usar máscaras PFF2 durante ensaios e apresentações.

Mais sobre o Coro Sinfônico da OSPA

O Coro Sinfônico da OSPA é formado por cantores voluntários que se dedicam a interpretar grandes obras do repertório coral-sinfônico. Além de participações marcantes na programação da OSPA, inclusive em montagens operísticas encenadas, o grupo realiza concertos à capela em diferentes cidades do estado e com outras orquestras ou grupos instrumentais. Em seu repertório estão obras de Aguiar, Bach, Beethoven, Bizet, Borodin, Brahms, Gounod, Händel, Haydn, Mahler, Mendelssohn-Bartholdy, Mignone, Mozart, Mussorgsky, Orff, Prokofiev, Puccini, Rachmaninoff, Rimsky-Korsakov, Santoro, Stravinsky, Tchaikovsky, Verdi, Villa-Lobos, Vivaldi, entre outros. A equipe artística do coro é formada pelo maestro Manfredo Schmiedt, a professora de canto Elisa Machado e o pianista Eduardo Knob.

Coro Sinfônico da OSPA – Seleção para novos cantores

Inscrições: das 9h de 26 de janeiro às 18h de 11 de fevereiro de 2022 no formulário eletrônico disponível em bit.ly/CoroOSPA2022

Pré-requisitos: comprovante de vacinação, idade mínima de 16 anos, boa voz, afinação e ritmo, experiência em canto coral, conhecimento teórico-musical, tempo disponível para estudo, ensaios e concertos. Mais informações: site ospa.org.br e e-mail corosinfonicoospa@gmail.com


WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS