Notícias


Portal inédito da Famurs e Cremers visa agilizar contratação de médicos nos municípios gaúchos

Saúde pública ainda enfrenta uma carência de médicos, principalmente em postos e hospitais do interior
11/12/2019 Ascom Famurs – Foto: Divulgação

Para contribuir com a solução desse problema, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) desenvolveram ferramenta digital inédita que visa dar mais agilidade ao processo de contratação de médicos nos municípios gaúchos.

A plataforma foi apresentada para a imprensa na tarde desta terça-feira (10/12), na Famurs, pelo vice-presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen; pelo presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade; e pelo assessor técnico da saúde, Paulo Azeredo.

A ferramenta, criada em parceria entre as entidades, faz a intermediação entre médicos que buscam oportunidades de trabalho e municípios que necessitam da contratação desses profissionais. Também serão informados dados sobre as vagas ofertadas, como especialidade, salário, estrutura da rede municipal, além do contato imediato para o médico informar-se sobre outros detalhes da contratação.

Conforme o vice-presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen, o objetivo do sistema é levar médicos para os municípios e, de uma forma simples e em um único site, disponibilizar todas as vagas dos municípios gaúchos.

“Pegando o exemplo do meu município, o médico que trabalhar 40 horas semanais no posto e fizer plantão no hospital à noite e aos fins de semana, ele inicia com um salário de aproximadamente R$ 30 mil”, exemplifica.

Segundo Hassen, isso acontece em vários municípios do interior. “A gente quer mostrar o sistema para esses mil médicos que estão se formando e dizer pra eles para eles verem que, ao invés de ficar em Porto Alegre, ele pode trabalhar no interior ganhando a mesma coisa e tendo uma melhor qualidade de vida”, justifica.  

De acordo com o presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, o sistema também dará um suporte sobre informações sobre a estrutura dos municípios, auxiliando profissionais que não conhecem a região. “Talvez o médico recém-formado não se sinta seguro em ir para Ametista, mas se sinta mais seguro indo para Taquari, por que ele vai saber que em Taquari tem um plantão 24h”, explicou.

O que o sistema oferece

> Informação e divulgação das características dos municípios e das vagas ofertadas e sua rede estrutural de saúde para o profissional registrado no Cremers e instituições de ensino públicas e privadas;

> Controle do preenchimento e desistência das vagas nos municípios junto ao sistema;

> Atualização e integração dos sistemas da Famurs e do Cremers;

> Produção de materiais informativos, educativos e de divulgação para os profissionais de saúde municipal.

 Distribuição de médicos

Segundo o estudo Demografia Médica no Brasil 2018, elaborado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), as capitais das 27 unidades da federação reúnem 23,8% da população e 55,1% dos médicos.

Em síntese, mais da metade dos registros de médicos ativos se concentra nas capitais, onde mora menos de um quarto da população brasileira. A razão das 27 capitais é de 5,07 médicos por mil habitantes. No interior, esse índice é 1,28, ou seja, 3,9 vezes menor.

Esses dados mostram um quadro de escassez de médicos nos interiores, apesar do crescente número de médicos formados a cada ano.

Em um breve levantamento realizado pela Famurs, de 179 municípios gaúchos, 113 possuem vagas em aberto para médicos atuarem na atenção básica, sendo 211 vagas.

MAIS NOTÍCIAS