Notícias


Prefeita de Pelotas prestigia exposição em homenagem ao pintor Gotuzzo

Curadora, a partir de pesquisa, doou – ao Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – relíquias encontradas sobre a vida e carreira do pelotense
20/12/2019 Assessoria de Comunicação de Pelotas / Luiza Meirelles - Fotos: Gustavo Vara
Anterior Próximo

Um presente de Natal para Pelotas. Assim a prefeita Paula Mascarenhas definiu a exposição "Gotuzzo e a construção do Malg", aberta ao público, na noite da quarta-feira, dia 18 de dezembro de 2019, com a presença da curadora Raquel Santos e demais personalidades ligadas ao legado do artista pelotense, Leopoldo Gotuzzo.

A mostra é resultado de um estudo minucioso produzido por Raquel, destinado à pesquisa do seu doutorado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A linha do tempo que resgata a vida e obra do desenhista e pintor pode ser visitada até dia 30 de março no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Malg), localizado na Praça 7 de Julho, 180 (em frente ao Mercado Central), das 10h às 19h30min. A entrada é gratuita.

Diretora do Malg, da UFPel – de 2006 a 2013 –, a organizadora relata que, tão logo iniciou a investigação acerca da instituição, evidenciou que o foco deveria voltar-se ao artista. Para enriquecer a busca, visitou o Rio de Janeiro – cidade onde Gotuzzo viveu durante boa parte de sua vida –, inclusive, as residências em que morou, e localizou verdadeiras relíquias: fotos, certidão de batismo, cartas, cartões-postais e registros de imóveis. Documentos inéditos que, agora, fazem parte do acervo do Malg e podem ser conhecidas pelo público.

“Parabenizo pelo trabalho, pela dedicação em produzi-lo e generosidade em compartilhá-lo conosco. É uma homenagem ao Gotuzzo e um presente para a cidade”, declarou a prefeita.

Documentos e documentário

Raquel também mencionou a exposição dos 16 quadros, doados pelo pintor, na Sala do Patrono do Museu. As obras são um recorte da produção do pelotense, entre 1914 e 1949, período em que viveu no Brasil e em países da Europa.

“Digo que a curadoria não é minha, mas dele, porque escolheu em vida o que quer doar e, neste caso, doou mais do que as obras, mas a própria vida”, afirmou a pesquisadora.

Entre as preciosidades que podem ser visualizadas, uma espécie de documentário produzido em 1987, localizado, pela então doutoranda, no Centro de Documentações da RBS, em Porto Alegre. “São documentações que ajudam a contar a sua história e têm mais força se estiverem no Malg”.

Também prestigiaram a abertura da exposição o secretário de Cultura, Giorgio Ronna; o diretor do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, Lauer Santos; a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPel, Francisca Michelon; e a diretora do Centro de Artes da Universidade, Úrsula Silva.

MAIS NOTÍCIAS