Notícias


Departamento de Estado dos EUA apoia venda de munição para Ucrânia

Informação foi divulgada pelo Pentágono
26/04/2022 Agência Brasil – Foto: Divulgação

O Departamento de Estado norte-americano usou na segunda-feira, dia 25 de abril de 2022, uma declaração de emergência pela primeira vez durante o governo do presidente Joe Biden para aprovar uma potencial venda de US$ 165 milhões em munição à Ucrânia para ajudar o país a se defender contra a invasão da Rússia, informou o Pentágono.

O governo ucraniano pediu para comprar vários cartuchos da chamada munição fora do padrão, disse o departamento em comunicado, referindo-se a munições que não aderem aos padrões da Otan.

O Pentágono afirmou que o pacote pode incluir munição de artilharia para obuses, tanques e lançadores de granadas, como cartuchos de 152 mm para 2A36 Giatsint; 152 mm para canhões D-20; VOG-17 para lançador automático de granadas AGS-17; munição HE de 125 mm para cartuchos T-72 e 152 mm para 2A65 Msta.

"À medida que as forças ucranianas gastam munição para defender seu país, suas necessidades diárias de reabastecimento continuam aumentando", disse uma autoridade do Departamento de Estado.

"Armazenamentos criticamente baixos de munição para seus sistemas em campo" estão entre as razões pelas quais a autoridade do Departamento de Estado disse que "existe uma emergência".

Uma declaração de emergência não é usada desde 2019, quando o governo Trump informou aos comitês do Congresso que avançaria com 22 vendas militares para Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Jordânia.

MAIS NOTÍCIAS