Notícias


Prorrogadas as inscrições para o 23º Salão de Artes Plásticas da Câmara, até o dia 24 de junho

Salão de Artes acontece a cada dois anos no Legislativo da Capital
18/06/2022 Ascom Câmara de Vereadores de Porto Alegre – Foto: Divulgação

Foram prorrogadas até 24 de junho as inscrições para o 23º Salão de Artes Plásticas da Câmara Municipal de Porto Alegre. Poderão inscrever-se artistas gaúchos ou residentes há mais de cinco anos no Estado, com obras em quaisquer linguagens artísticas e com temática livre. O Regulamento pode ser acessado no endereço eletrônico ( encurtador.com.br/iFKP1 ).

Os artistas selecionados disputarão os seguintes prêmios: um Prêmio Aquisição, no valor de R$ 11.450,00, deduzindo-se deste valor os tributos previstos na legislação em vigor; e cinco Prêmios de Incentivo à Criatividade, no valor individual de R$ 3.180,00, deduzindo-se deste valor os tributos previstos na legislação em vigor. Menções Honrosas poderão ser concedidas a critério da Comissão de Seleção e Premiação.

Os prêmios concedidos a trabalhos realizados em grupo serão entregues ao nome responsável indicado na Ficha de Inscrição. O valor da premiação será pago após a data prevista para a cerimônia de abertura, no dia 6 de setembro de 2022.

Mais informações, na Seção de Memorial da Câmara, pelo fone (51) 3220-4318, ou pelo e-mail salao@camarapoa.rs.gov.br  .

O Salão

O Salão de Artes Plásticas Câmara Municipal foi criado em 1952, por iniciativa do falecido escritor e vereador Josué Guimarães, sendo vinculado a instituições envolvidas com um projeto moderno de artes na cidade. Devido às dificuldades enfrentadas pelas instituições participantes, a realização do Salão foi suspensa em 1960.

Em 1988, durante a gestão de Joaquim José Felizardo na Secretaria Municipal de Cultura, a Lei Municipal foi remodelada, contemplando a exigência de que somente artistas gaúchos ou residentes no estado há pelo menos cinco anos poderiam inscrever-se, denotando uma maior valorização da arte aqui produzida.

O Salão, organizado a cada dois anos com base na Lei n° 6152 de 1988, se consagrou como o único evento desta natureza promovido por instituição pública no Rio Grande do Sul. A iniciativa propõe-se a abranger mais que oportunidades de incentivo a artistas e de descobertas de novas criações.

A ideia é compartilhar esses experimentos, discutir essas linguagens, possibilitar a ampliação e multiplicação desses conhecimentos, dialogando com o público e compartilhando reflexões sobre o nosso mundo contemporâneo.


WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.
 
INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS