Notícias


A Escola Casa de Teatro oferece cursos inéditos

Contando com profissionais de excelência, os novos cursos abordam questões voltadas ao canto e pessoas acima de 60 anos
22/06/2022 Assessoria de Comunicação | Produção Cultural – Foto: Daniel Jainechine / Divulgação

A Escola Casa de Teatro, um dos mais relevantes espaços de formação de atrizes e atores do Estado do Rio Grande do Sul e uma das maiores escolas de Teatro do País, abre inscrições para cursos inéditos. Na diversidade das práticas, contando com profissionais de excelência, os cursos tratam de questões voltadas às artes cênicas, como corpo, improvisação, abordagem em cena e produção, contando com certificado validado pelo SATED, através do Selo Verde, que é um programa de certificação e qualificação do sindicato para Escolas de Artes Cênicas do Rio Grande do Sul.

Ter o Selo significa que a escola reconhecida preenche os requisitos básicos para funcionamento dentro dos padrões e normas preestabelecidos, elaborados em conjunto pelas categorias de teatro, circo e dança. Em suma, a Escola tem um programa curricular, uma estrutura, carga horária e professores graduados analisados e aprovados pelo SATED, sendo qualificada para receber alunos e para emitir um certificado.

Confira a relação de alguns dos novos cursos abaixo.

CANTO EM MOVIMENTO: Técnica Vocal, Canto, Performance e Expressão Corporal, com Daniela De Carli
 
Ministrado através de exercícios diversos de respiração, vocalizes, concentração e prática de performance, as aulas trabalham no sentido de encontrar a "própria expressão" e aplicá-la como convém, junto a maestros, diretores, coreógrafos e demais demandas de interesse.  O curso é voltado para estudantes de canto, atores e demais profissionais da voz, visando o aperfeiçoamento e trabalho preparatório adequados para a performance cênica e/ou oral.

Combinando sua ampla experiência e conhecimento no campo das Artes Cênicas, a Profa. Daniela De Carli também se inspirou no documentário "Sonhos em Movimento", reconhecido trabalho desenvolvido pela consagrada coreógrafa alemã, Pina Bausch, junto a um grupo de jovens estudantes absolutamente inexperientes em qualquer atividade relativa às Artes Cênicas.
 
Com o objetivo de capacitar todo e qualquer profissional da voz, para comunicar-se devida e claramente em sua performance artística, o alvo é facilitar a compreensão de seu sentido geral.

Cronograma:

Tópicos Abordados: Fase de abertura e introdução ao tema (teoria), desenvolvimento e conclusão, ressaltando que a qualidade da prática artística não se aprende por "intuição", mas sim através de exercícios específicos de respiração, relaxamento, concentração, preparação e apresentação: Canto & Performance.

Exercícios:

- Respiração x Concentração = desinibir-se = preparação = ação = performance qualificada.

- Características do "cantar": o tom e a intensidade da voz do cantor/locutor, devem criar um clima propício para a interação com a plateia.

- Postura Corporal : olhar, gestos, expressões faciais e movimentos corporais são importantes para complementar as informações transmitidas pelo cantar/representar. Esses recursos auxiliam a mobilizar a escuta de uma plateia atenta.
 
Sobre Daniela De Carli

Daniela vem se destacando ao longo de sua trajetória por sua versatilidade em musicais, óperas, concertos, shows, trilhas para Cinema & Publicidade, Rádio & TV Cultura SP, Artes Plásticas, Moda e Performances, no Brasil e exterior. Filha, neta e bisneta de músicos, cujo tataravô materno foi professor organista em Padova, a Música vem de gerações na família da artista, natural de Caxias do Sul, onde iniciou sua formação artística aos cinco anos de idade com o Ballet Clássico, aluna de Sandra Trintinaglia e Ilse Gruber.

O Quê: Canto em Movimento, com Daniela de Carli

Quando: De 23 de junho a 15 de dezembro, quintas-feiras, das 14h às 16h

Onde: Escola Casa de Teatro (Av. Cristóvão Colombo, 400)

Público: Todo e qualquer profissional cuja comunicação oral se faz absolutamente relevante enquanto ferramenta de apoio (técnica) inserida em diversos gêneros e/ou campos de atuação no palco. Idade mínima: 15 anos.

https://www.casadeteatropoa.com.br/product-page/canto-em-movimento

OFICINA DE TEATRO 60+, com Leo Maciel

A Oficina de Teatro 60+ é um curso voltado para pessoas a partir dos 60 anos e traz, através de uma orientação cuidadosamente pensada para este público, o lúdico, o jogo, a poética da vida e a criação cênica. Improviso e diversão. Trabalha a autoestima e traz muitos outros benefícios para os alunos, como estímulo da memória, melhora a autonomia, aumenta o potencial criativo, amplia seu círculo social conhecendo novas pessoas e estimula novos desafios.

Sobre Leo Maciel:

Leo é ator formado pelo TEPA em 2003. Seus principais trabalhos no teatro são Antígona (direção de Luciano Alabarse), Clownsicos e Sonho de Uma Noite de Verão (direção de Daniela Carmona), Parasitas (direção de João Pedro Madureira) e Dona Flor e Seus Dois Maridos (direção de Zé Adão Barbosa, Carlota Albuquerque e Larissa Sanguiné). Recentemente atuou na série A Benção para o Canal Brasil e Banalidades do Mal, série para Prime Box Brasil. Em 2021, estreia o longa-metragem Despedida, de Luciana Mazetto. Em 2015 funda o Laboratório Cênico Leo Maciel, onde mantém a cada ano duas turmas de pesquisa e montagem de espetáculos. Durante a pandemia vem realizando a busca pela teatralidade perdida e afetada pelo vírus através do Projeto Não Existe. Recentemente, durante o 28º Porto Alegre em Cena, esteve no projeto e espetáculo FANTASMAGORIA nº2, com direção de Felipe Hirsh.

O Quê: Oficina de Teatro 60+, com Leo Maciel

Quando: De 28 de junho a 16 de agosto, terças-feiras, das 14h às 15h45

Onde: Escola Casa de Teatro (Av. Cristóvão Colombo, 400)

Público: A partir de 15 anos

https://www.casadeteatropoa.com.br/product-page/preparação-corporai-e-improvisação-coreográfica-para-dançar-a-cena

Além destes cursos, há diversas outras possibilidades que podem ser conferidas através do site www.casadeteatropoa.com.br.

MAIS NOTÍCIAS