Notícias


Prefeitura de Pelotas investe na manutenção de pontes da zona rural

Esforço é para garantir o acesso dos moradores, a movimentação do turismo e o transporte da produção
02/07/2022 Ascom Prefeitura de Pelotas - Fotos: Divulgação
Anterior Próximo

Pelotas tem 315 pontes de madeira e 55 de concreto na zona rural, por onde passam a produção agrícola, os moradores e turistas, por isso a manutenção é permanente – a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) atua constantemente.

No momento, há quatro estruturas em obras na zona rural localizadas na Barragem Santa Bárbara; na divisa do Monte Bonito com Capão do Leão; no Quilombo e na Santa Silvana. E em breve a equipe do Município reconstruirá a passarela da rua Mario Maneghetti, no bairro Navegantes (área urbana).

As pontes de madeira duram, com boa manutenção, cerca de cinco anos. A vida útil seria bem maior com a carga adequada que é de, no máximo, 15 toneladas. No entanto, esse limite não é respeitado e alguns caminhões, inclusive bitrens e máquinas ceifadeiras de grande porte, que circulam pelo interior do município, chegam a pesar mais de 30 toneladas.

O titular da SDR, Jair Seidel, diz que existe uma prioridade de atendimento à demanda das pontes, para garantir o direito de ir e vir dos moradores da Colônia, além de transportar a produção. “Todo o esforço da equipe se concentra nessa atividade para que não haja prejuízo aos produtores, moradores e para o turismo rural”, afirma Seidel.

As lavouras de Pelotas se dividem entre as mais comerciais, como soja, arroz, milho; de frutas como pêssego, morango e uva; e as pequenas produções de hortifruti, que chegam à cidade diariamente, das feiras livres para as mesas da população – e para todos os produtos é necessário que as pontes e estradas estejam em boas condições para reduzir os custos ao produtor e, consequentemente, ao consumidor.

Além das pontes da região colonial, a equipe é responsável pela manutenção de 378 bueiros dos distritos e dá suporte para as pontes e passarelas de madeira da zona urbana.

Confira as obras concluídas, em desenvolvimento, e planejadas

Atualmente quatro pontes estão em obras:

- Ponte da Barragem Santa Bárbara;

- Ponte da Taquara, localizada na divisa do 9º distrito (Monte Bonito) com Capão do Leão;

- Ponte Marta Helena, 7º distrito, Quilombo;

- Ponte São João, 6º distrito, Santa Silvana.

As novas pontes, recém-reconstruídas, são:

- Ponte Dari Behling, na Colônia São João, 6º distrito, Santa Silvana;

- Pontes Bedhun e Ingo Wrege, ambas na Colônia Santa Clara, 6º distrito, Santa Silvana;

- Ponte dos Músicos, 6º distrito, Santa Silvana;

- Ponte São João, 6º distrito, Santa Silvana;

- Ponte da Estrada Morro do Inferno, no Cerrito Alegre, 3º distrito, na divisa com Arroio do Padre;

- Ponte do Firmino Bedhun, no 4º distrito, Triunfo.

As reformas já concluídas, estão na zona rural e urbana:

- Ponte Corredor Machado, 8º distrito, Rincão da Cruz;

- Ponte no Travessão do Luis Albrecht, 8º distrito, Rincão da Cruz;

- Passarela no Balneário Valverde, na praia do Laranjal (área urbana);

- Ponte na Costa Pimenta, 4º distrito, Triunfo;

- Ponte da Estrada do Triunfinho, 4º distrito, Triunfo.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS