Notícias


Deputado Zé Nunes propõe que Palmares do Sul seja a capital gaúcha do Off Road

Off road é um termo inglês que significa fora da estrada
05/07/2022 Agência da Assembleia Legislativa do RS - Foto: Divulgação

O deputado estadual Zé Nunes (PT), protocolou na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei nº 171/22, que declara o município de Palmares do Sul a Capital Estadual do Off Road.

Off road é um termo inglês que significa fora da estrada e é utilizado para designar atividades esportivas praticadas em locais que não possuem estradas pavimentadas, calçadas, estrutura urbana ou caminho de fácil acesso. Os praticantes de off road são pessoas que buscam o contato com a natureza e a superação de obstáculos através de trilhas naturais contendo lama, pedras, erosões, subidas e descidas íngremes, alagamentos e etc.

A maioria das práticas são feitas em jeeps, motos, caminhonetes e outros veículos apropriados. “Os praticantes de off road relatam o bem-estar sentido na prática do esporte e a sensação de prazer produzida pela adrenalina liberada enquanto praticam, já que enfrentam situações de perigo e superação de desafios ao longo do percurso. Cabe ressaltar ainda a dedicação que imprimem ao customizar o seu veículo, bem como o pós trilha que conta com limpeza e manutenção a fim de garantir que os veículos se mantenham fortes, eficazes e com equipamentos de proteção adequados”, explicou o parlamentar.

Palmares do Sul concentra um clube de jipeiros (Jeep Moto Clube Palmares), fundado em 1998 que organiza anualmente a maior trilha off road do Brasil. Atualmente o grupo é composto por aproximadamente 100 sócios, aonde muitos são sócios fundadores. O evento conta com diversos colaboradores de diversas cidades do litoral e região metropolitana de Porto Alegre.

“Ao propor Palmares do Sul como a capital gaúcha do off road, apresentamos um município de aproximadamente 950 km² de área de unidade territorial e com população estimada de 11.306 pessoas. Parte desta extensão de terra é vista pelos trilheiros como um verdadeiro playground quando o assunto é trilha e a população de modo geral se mostra feliz em recebê-los, sediar e participar do evento, que conta também com shows e praça de alimentação na sede do clube. Além disso os encontros de jeeps e motos de Palmares do Sul já ganharam destaque a nível mundial, pois os trilheiros além de virem de outros estados, tais como Santa Catarina, Paraná e São Paulo, também chegam de outros países, principalmente Uruguai e Argentina, nossos vizinhos”, detalhou.

Em 2022 foi realizada a 21ª edição do encontro, que contou com a participação de aproximadamente 700 veículos e 1800 inscritos, confirmando o sucesso do evento, que mesmo após dois anos parado por conta da pandemia do COVID-19, segue com este número expressivo de participantes.

“O evento aquece e movimenta a economia local e da região, trazendo muitas pessoas para cidade, lotando pousadas e hotéis da região, bem como os demais comércios de Palmares”, disse Zé Nunes, lembrando que parte do lucro gerado pelos encontros é destinada à questão social, ajudando famílias carentes, onde são realizadas algumas ações anuais destinadas à comunidade, especialmente no dia das crianças e natal.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.
 
INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS