Notícias


Südoktoberfest plantará uma árvore para cada cem copos plásticos utilizados

O objetivo é contribuir positivamente com a comunidade que abraça a festa a cada ano
12/07/2022 Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein – Foto: Divulgação

A Südoktoberfest traz mais uma inovação e passa a adotar, a partir deste ano, a compensação ambiental, iniciativa que visa contrabalançar os impactos ambientais ocorridos ou previstos com a geração de resíduos, especialmente de copos plásticos. Desta forma, para cada cem copos plásticos utilizados na festa, uma muda de árvore será plantada pelo Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein, organizador da festa.

A iniciativa que partiu da diretoria do Grupo tem por objetivo contribuir positivamente com a comunidade que abraça a festa a cada ano. Estas mudas de árvores serão plantadas de forma a recompor a mata ciliar do arroio São Lourenço nos pontos em que há degradação mais expressiva, alguns destes, ainda impactados pela enxurrada de 2011, que atingiu cerca de 20 mil pessoas em São Lourenço do Sul.

Para realizar o plantio, haverá orientação técnica especializada através da Secretaria Municipal de Planejamento e Ambiente, parceira da iniciativa. Com isso, espera-se contribuir com a preservação ambiental do arroio. As matas ciliares são importantes para proteção dos mananciais, evitam o assoreamento e minimizam efeitos de cheias.

A 33ª Südoktoberfest

Neste ano de retomada, após dois anos de interrupção causada pela pandemia de Covid-19, a Südoktoberfest volta para sua primeira casa, a centenária Associação Cultural Sete de Setembro que está passando por uma série de obras de readequação e ampliação para tornar-se o parque da maior e mais tradicional festa germânica da região.

O evento terá um novo formato a partir desta retomada, com programação de 02 a 12 de outubro. Atrações em diferentes pontos da cidade e no parque estão programadas, como jantar típico, café colonial, desfiles de rua, encontro de dança, encontro de corais, Encontro Nacional de Jogadores de Schafskopf, campeonato de futebol de mesa, encontro de músicos, concurso da rainha, minirrainha e da seniorin, programação para terceira idade e para o público kinder entre outras atrações. Os bailes serão animados por 12 bandas e novamente haverá momentos em que as entradas serão revertidas para entidades beneficentes.

MAIS NOTÍCIAS