Notícias


Relação entre arte e periferia é tema da exposição "Campo Minado" na Casa de Cultura Mario Quintana

Visitação a partir de 14 de julho, diariamente das 10h às 20h, com entrada franca
13/07/2022 Assessoria de Comunicação CCMQ | Secretaria da Cultura do RS – Foto: Divulgação

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), abre na próxima quarta-feira, 13 de julho, a exposição "Campo Minado".

A mostra tem curadoria da equipe da CCMQ e reúne trabalhos em diferentes linguagens e suportes de sete jovens artistas da cena contemporânea. "Campo Minado" fica em exibição no Espaço Maria Lídia Magliani, situado no 5º andar do complexo cultural, na Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico de Porto Alegre.

Partindo da metáfora proposta no título, "Campo Minado" problematiza o sistema das artes na atualidade, as relações entre centro e periferia e a busca dos artistas pela ocupação de espaços neste terreno conflituoso.

As obras que integram a mostra abrangem diferentes mídias e linguagens, desde categorias mais tradicionais, como desenho e pintura, até suportes mais recentes, passando por livro de artista, ilustração digital e instalação. O texto de apresentação da mostra é de autoria da multiartista Fayola Ferreira.

"Campo Minado" tem obras de Catarina Dias, Felipe Veeck, Jota Ramos, Leonardo Lopes, Oendu de Mendonça, Pamela Zorn e Santiago Pooter. "Os trabalhos selecionados repercutem a estética da periferia, seja pelos materiais escolhidos, seja pela temática apresentada. Além disso, a exposição tem como proposta pensar o sistema das artes como um espaço de disputas e tensionamentos simbólicos e literais. Como uma resposta aos obstáculos para inserção em instituições museológicas, nossa escolha foi por artistas e obras em busca da legitimação e do reconhecimento por parte da crítica e do público, e também representativos das chamadas minorias sociais", afirma Diego Groisman, diretor da CCMQ e um dos organizadores do projeto. A abertura da exposição acontece às 19h do dia 13 de julho, com performance do DJ GB no Jardim Lutzenberger, também no 5º andar da CCMQ.

Exposição "Campo Minado" - Abertura

Quando: 13 de julho | quarta-feira

Horário: 19 horas

Onde: Espaço Maria Lídia Magliani, 5º andar da CCMQ (Andradas, 736 - Centro Histórico)

Visitação: a partir de 14 de julho, diariamente das 10h às 20h - Entrada franca

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.
 
INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS