Notícias


Ópera Estúdio da OSPA promove workshop e masterclasses abertos ao público em julho

Três grandes nomes do canto lírico nacional participam do projeto entre 14 de julho e 3 de agosto
15/07/2022 Assessoria de Comunicação | Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) – Foto: Maurício Paz / Divulgação

O Ópera Estúdio da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), curso de aperfeiçoamento para cantores líricos apresentado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), recebe neste mês convidadas de prestígio, que ministrarão aulas tanto para os alunos e ouvintes do projeto quanto para o público externo, que poderá assisti-las.

As sopranos Rosana Lamosa e Carla Maffioletti conduzem workshops nas tardes de 14 e 18 de julho, respectivamente, compartilhando suas experiências ao longo de anos dedicados ao canto lírico. Já a professora Gabriela Geluda conduz o módulo ‘‘Técnica de Alexander e Voz’’, entre 29 de julho e 3 de agosto, mediante inscrição. Todas as atividades são gratuitas e acontecem na Sala de Recitais da Casa da OSPA.

No mês de julho, o Ópera Estúdio estará de portas abertas ao público, que terá a chance de assistir a masterclasses com duas grandes cantoras líricas da cena nacional. A soprano Rosana Lamosa é quem estreia este modelo de encontro, no dia 14 de julho, trazendo a Porto Alegre a experiência de uma longa trajetória no canto. Ela também é uma das solistas do concerto da OSPA, no sábado, e se apresenta na cantata ‘‘L’enfant prodigue’’, de Debussy. Já no dia 18 de julho, a soprano Carla Maffioletti, que esteve com a orquestra em julho para executar o solo da ‘‘Missa Solene’’ de Gounod, ministra a aula. Ambas as masterclasses acontecem na Sala de Recitais da Casa da OSPA, das 15h às 18h, de forma gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.

O coordenador pedagógico do Ópera Estúdio Flávio Leite pontua que ‘‘as masterclasses, tanto com Rosana Lamosa quanto com Carla Maffioletti, são oportunidades para o público entrar em contato com o fazer artístico. O público, em geral, é acostumado a ver essas solistas no palco exercendo o seu canto. Nessas masterclasses o público pode vê-las trabalhando no dia a dia, com jovens cantores’’.

No fim do mês, a principal referência nacional da Técnica de Alexander aplicada à voz vem a Porto Alegre para o segundo workshop do Ópera Estúdio, que foi estreado com Eiko Senda, em junho. A professora, atriz e soprano Gabriela Geluda leciona entre 29 julho e 3 de agosto, à exceção de 31 de julho, especialmente sobre a ferramenta, que busca integrar voz e corpo com o objetivo de aperfeiçoar a performance do cantor.

‘‘Por meio da Técnica de Alexander, o aluno adquire maior consciência corporal, algo valioso para quem depende do seu corpo como instrumento de trabalho. Essa consciência vem junto com ferramentas para um bom funcionamento que partem da integração psicofísica. Sendo assim, práticas corporais trazem benefícios nos âmbitos emocionais (como por exemplo medo do palco), criativos e artísticos’’, revela a cantora.

Para o workshop, 30 vagas para ouvintes externos estarão abertas. Os inscritos poderão assistir gratuitamente às aulas, mediante o preenchimento de uma ficha de inscrição que estará aberta de 19 de julho até às 17h de 26 de julho, no site da OSPA. O candidato deve informar dados básicos de identificação, assim como ter tempo hábil para participar presencialmente do workshop, que irá ocorrer na Sala de Recitais da Casa da OSPA. Um e-mail será enviado pela produção do Ópera Estúdio confirmando a participação do postulante. O cronograma de aula será disposto da seguinte forma: 29 de julho, 1º, 2 e 3 de agosto (13h30 às 18h30) e 30 de julho (9h às 12h30).

Sobre o Ópera Estúdio da OSPA

O ‘‘Ópera Estúdio da OSPA’’ é um projeto inédito no Rio Grande do Sul que busca suprir a formação regular de cantores líricos, além de proporcionar formação interdisciplinar, dar visibilidade à ópera no Estado e permitir o contato com grandes referências do meio artístico. Realizado de forma gratuita entre junho e dezembro de 2022, o curso promove aulas e masterclasses com referências profissionais na área e tem como desfecho a montagem de uma ópera com os alunos. O trabalho tem direção artística de Evandro Matté e coordenação pedagógica de Flávio Leite e Laura de Souza.

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA (SEDAC) | ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE (OSPA) — ÓPERA ESTÚDIO DA OSPA

Masterclasses gratuitas na Sala de Recitais da Casa da OSPA

Rosana Lamosa - 14 de julho, das 15h às 18h

Carla Maffioletti - 18 de julho, das 15h às 18h

Aberto ao público (ouvintes)

Lugares limitados, sem inscrição prévia

Workshop gratuito ‘‘Técnica de Alexander e Voz’’, com Gabriela Geluda, na Sala de Recitais da Casa da OSPA

 29 de julho, 1º, 2 e 3 de agosto (13h30 às 18h30) e 30 de julho (9h às 12h30)

30 vagas abertas ao público (ouvintes)

Inscrições: de 19 de julho até às 17h de 26 de julho, em ospa.org.br

Mais informações: site ospa.org.br, e-mail atendimento.ospa@gmail.com e telefone (51) 3228-6737 e 98608-0141, de segunda a sexta, das 9h às 18h

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.
 
INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link



MAIS NOTÍCIAS