Notícias


Após 100 anos e depois de uma revitalização completa, Museu do Saneamento é inaugurado em Pelotas

Prédio centenário revitalizado pelo Sanep passa a abrigar toda a herança patrimonial e cultural dos serviços de água, esgoto, drenagem e resíduos do município
17/07/2022 Ascom Prefeitura de Pelotas - Fotos: Gustavo Vara
Anterior Próximo

Em meio às árvores da avenida Saldanha Marinho, no canteiro central de uma das vias mais movimentadas do Centro, um prédio centenário da década de 20 começa a escrever um novo capítulo na sua história, a partir da quarta-feira, dia 13 de julho.

Após 100 anos e depois de uma revitalização completa realizada pelo Sanep na estrutura, o local agora é a casa do Museu do Saneamento de Pelotas (Musa), abrigando toda a herança cultural e patrimonial dos serviços de água, esgoto, drenagem e resíduos ligados ao último século.

“Uma homenagem a Pelotas”. Assim a prefeita Paula Mascarenhas definiu o primeiro dia de atividades do Musa, responsável por acolher um acervo diversificado de objetos, equipamentos, fotografias e escritos - verdadeiras relíquias que ajudam a contar um pouco mais sobre o passado do município.

Paula lembrou que o Museu está sediado em uma avenida recentemente revitalizada pelo Município, em área verde privilegiada, sendo ele, portanto, mais um motivo para atrair a presença de visitantes que possam aproveitar a beleza do espaço público. Nos últimos anos, o Sanep dedicou-se à renovação do prédio, priorizando a manutenção das características originais a fim de preservar a sua arquitetura e beleza. Para atingir o objetivo, as melhorias foram concentradas em ações pontuais, como requalificação do telhado; instalação de câmeras de monitoramento e de alarme; adaptação de banheiro para acessibilidade; novas redes elétrica e de esgoto, além de revitalizar a pintura interna e externa.

A diretora-presidente da autarquia, Michele Alsina, explicou que o espaço deve tornar-se uma referência de aprendizagem e de preservação do meio ambiente, já que o Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento (Neas) do Sanep terá o Museu como novo local de trabalho. Assim, a equipe poderá desfrutar de sua estrutura interna e da paisagem natural do entorno para as atividades educativas desenvolvidas com escolas e instituições.

Ligado ao passado e conectado ao futuro

A museóloga Tatiana Kurz, responsável pela organização do acervo, salientou o expressivo potencial expográfico do Musa e a sua proposta para ser um museu diferenciado na cidade. “Além de falar da história do saneamento, ele também busca ser um museu vivo, conectando-se à atualidade, às problemáticas do meio ambiente e às ações educativas já desempenhadas pelo Neas”, frisou. Uma exposição do trabalho desenvolvido pelo Núcleo nos últimos 11 anos, desde a sua criação, também está exposta e pode ser conferida pelos visitantes.

Histórico

O Musa foi criado pelo Decreto Municipal nº 5.697, de 4 de novembro de 2013. Agora, ele ganha a sua sede em um prédio histórico de Pelotas, que foi instalado na década de 20 e abrigou o Grupo Escolar Dona Antônia. Objetos do passado do saneamento pelotense, como um cabungo (utensílio de madeira para recolher dejetos), um hidrômetro e um hidrante, compõem o acervo do Museu, aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Imagens que registram o início da implantação de tubulações, construção de unidades até hoje operadas pelo Sanep e a rotina dos profissionais nas primeiras décadas do século 20 estão disponíveis para a população.

Escolas interessadas em conhecer o espaço e realizar atividades educativas com os alunos, podem agendar uma visita com o Neas, através do contato (53) 98428-0043.

Música para inaugurar (e encantar)

A abertura do Museu contou com a apresentação do grupo musical Quinteto Areal, formado por Felipe Domingues, Gabriel de Avila, Kethelen Bilhalva de Lima, Fernanda das Neves e Bruna Monteiro. Os jovens iniciaram na música de concerto através da Orquestra Estudantil Areal, criada em 2014, sob orientação da coordenadora e professora de música Lys Ferreira. O projeto é uma atividade extraclasse da Escola Estadual de Ensino Médio Areal, onde estudaram até completar o Ensino Médio. Hoje, já formados, os artistas atuam como musicistas voluntários e multiplicadores das ações de ensino em oficinas e concertos didáticos.
 

Também acompanharam a cerimônia de abertura do Musa o presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Ferreira; os vereadores César Brisolara (PSB), Jone Soares (PSDB) e Paulo Coitinho (Cidadania); o secretário de Cultura, Paulo Pedrozo; o assessor de Projetos Especiais da Prefeitura, Luiz Fernando van der Laan; a representante da Universidade Federal de Pelotas, Eleonora Santos; o coordenador do Neas, Antonio Jader Gulart; além de dezenas de servidores do Sanep e da população que prestigiaram o evento.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS