Notícias


Sovaco de Cobra Trio leva o chorinho ao palco do Sarau do Solar no dia 20 de julho, às 18h30min

Projeto Sarau do Solar - 30 anos de excelência em espetáculos musicais
18/07/2022 Agência de Notícias ALRS - Foto: Divulgação

O Chorinho, estilo musical próprio da esfera urbana brasileira, é a atração do Sarau do Solar de 20 de julho, às 18h30, na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara da ALRS, com a apresentação do Sovaco de Cobra Trio, no espetáculo “Nossa Alma”. O ingresso é solidário, mediante doação de um quilo de alimento não perecível.

O show "Nossa Alma" traz ao público o repertório-base do CD homônimo, dedicado à obra de compositores pelotenses como Tio João -Toinha de Choro, lançado em abril de 2O2O, durante os primeiros meses da pandemia. Com a evolução do quadro geral e flexibilização de protocolos de segurança, finalmente o Trio tem a oportunidade de reencontrar seu público e mostrar presencialmente este trabalho, que vem sendo prestigiado em lives e outros conteúdos produzidos de forma remota.

No repertório estão composições de Avendano Jr. como “Doce balanço”, “Era só o que flautava” e “Mimoso”, além de “Mala Velha” (Eduardo Varela e Tio João - Toinha); “Sonhando contigo” (Silvério Barcellos) e “Samba da caixeta” (Paulinho Martins), entre outras.

Os artistas

O Sovaco de Cobra Trio, formado pelo violonista Silvério Barcellos, o percussionista Jucá De Leon e o flautista Gil Soares, dedica-se à música instrumental brasileira, com ênfase no choro e no samba. Com um repertório que contempla desde os grandes mestres fundadores e consolidadores do choro, como Callado, Nazareth, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo e o obrigatório Pixinguinha, Chico Buarque e Hermeto Pascoal, com referências estéticas que vão do samba-canção de Lupicínio Rodrigues à brasilidade erudita de Villa-Lobos e Tom Jobim, o trio tem desenvolvido uma linguagem particular, calcada em arranjos diretos e na sonoridade enxuta, característica da formação pandeiro/flauta/violão-de-sete-cordas.

Com quinze anos de história, o trio tem feito amigos e compartilhado sua música por toda Região Sul, com frequentes aparições na capital dos gaúchos e uma relação muito próxima com o Uruguai, onde mantém agenda frequente desde 2010, com apresentações em vários palcos da capital Montevidéu e cidades como Colônia e Melo.

A realização do CD Sovaco de Cobra Trio Visita Avendano Jr, de 2015, é um documento inédito de resgate e valorização de uma obra única, de um compositor de extrema importância e influência para várias gerações de músicos e apreciadores do gênero. Em 2019 foi a vez de gravar outros compositores da cena local do Choro, como Egbert Parada, Paulinho Martins, Eduardo Varela e o falecido Toinha, no CD "Nossa Alma". lançado em abril de 2020.

SERVIÇO

Sovaco de Cobra Trio leva o chorinho aos palcos do Sarau do Solar
Dia 20 de julho, às 18h30
Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara da ALRS
Ingresso solidário, mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível.

Onde assistir

Ao vivo, pela TV Assembleia canal aberto 11.2
Portal da TV AL: https://ww4.al.rs.gov.br/tval
YouTube: https://ww4.al.rs.gov.br/tval/transmissoes
Facebook: www.facebook.com/assembleiars

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.
 
INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS