Notícias


Projeto, que tramita na Câmara de Vereadores da Capital, cria programa para incentivar contratação de trabalhador idoso

Proposta busca abrir oportunidades para idosos no mercado de trabalho em Porto Alegre
20/07/2022 Ascom Câmara de Vereadores de Porto Alegre - Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA

Começou a tramitar na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que cria o Programa Ativa Idade no Município de Porto Alegre, de incentivo à utilização de idosos no mercado de trabalho. A proposição foi apresentada pela vereadora Mônica Leal (PP).

"É preciso garantir a empregabilidade desse trabalhador mais velho, com oferecimento de capacitação e profissionalização, com atenção às condições de saúde, à mobilidade urbana e, inclusive, à redução do preconceito."

Segundo o projeto, o Programa Ativa Idade constitui-se de um conjunto de políticas públicas para reinserção de idosos no mercado de trabalho; intermediação entre idosos cadastrados, empresas, organizações do terceiro setor interessados e Poder Público, para as vagas disponíveis no mercado; capacitação, reciclagem e requalificação profissional; e desenvolvimento de alternativas que permitam ao idoso continuar sendo parte da estrutura social e participando efetivamente dela.

Banco de Oportunidades

Está prevista no projeto também a implantação do Banco de Oportunidades para Idosos, cujo objetivo é servir como base de dados única da Prefeitura de Porto Alegre, ligado diretamente ao órgão responsável pela assistência social e pelos direitos humanos, com as seguintes finalidades: cadastrar empresas e órgãos, públicos e privados, bem como organizações do terceiro setor que desejem participar do Programa Ativa Idade; receber, da iniciativa privada e do próprio Poder Público, as vagas que estiverem disponíveis para idosos; cadastrar pessoas idosas, ativas ou inativas, interessadas em se recolocar no mercado de trabalho; e promover a intermediação entre vagas disponíveis e idosos cadastrados, entre outras ações. O Banco de Oportunidades para Idosos deverá funcionar de forma integrada com o Sistema Nacional de Emprego (Sine).

A proposta de Mônica Leal ainda prevê benefícios tributários às empresas participantes do programa. Os empregadores que aderirem ao Programa Ativa Idade e possuírem pelo menos 25% de seus empregados com idade igual ou superior a 60 anos poderão receber incentivos fiscais relacionados ao Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS). "Tal incentivo será concedido através de certificados expedidos pelo Poder Público que poderão ser utilizados para o pagamento do ISS", explica a vereadora.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.
 
INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS