Notícias


OSPA apresenta espetáculo inédito ‘‘Clássicos do Jazz’’ com presença de Tia Carroll, neste sábado, dia 23 de julho

Concerto da Série POP mergulha no gênero musical nascido nos Estados Unidos e dá visibilidade ao repertório da cena porto-alegrense
21/07/2022 Assessoria de Comunicação | Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) – Foto: Leandro Rodrigues / Divulgação

Os improvisos históricos dos grandes mestres da música norte-americana ganham as partituras da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), no concerto deste sábado, dia 23 de julho de 2022, às 17h, na Casa da OSPA.

O espetáculo ‘‘Clássicos do Jazz’’ dá roupagem sinfônica ao gênero musical, com obras eternizadas por grandes nomes, como Glenn Miller, Dave Brubeck, Nina Simone e Ben E. King. A apresentação tem a presença da cantora norte-americana Tia Carroll – referência mundial do soul e do blues e convidada assídua de grandes festivais.

A regência é do maestro e diretor artístico da OSPA, Evandro Matté. Os ingressos já estão disponíveis em Sympla e na bilheteria da Casa da OSPA. Também é possível assistir ao concerto ao vivo pelo YouTube.

A seleção feita para o programa busca aliar o jazz, por meio de músicas consagradas da cultura americana no século XX e de referências contemporâneas do gênero em Porto Alegre, de acordo com o regente do espetáculo: ‘‘Nossa ideia é fazer um concerto que sintetize o jazz, com antigas e novas gerações, a partir de diferentes estilos. Para isso, contamos com a Tia Carroll, que é a  estrela da tarde, e diversos solistas que perpetuam a tradição do jazz na nossa cidade’’. O repertório de 15 músicas compreende clássicos como ‘‘In The Mood’’, de Joe Garland, adaptado por Glenn Miller em 1939, e ‘‘Blue Rondo a la Turk’’, de Dave Brubeck, que se inspira no “Rondo Alla Turca”, de Mozart.

Para navegar pelos mais variados ritmos do jazz, uma importante cantora do gênero, nascida em meio à tradição da costa-oeste dos Estados Unidos, não poderia ficar de fora. Tia Carroll, que está em turnê pelo Brasil, se junta à OSPA especialmente para a ocasião. Considerada uma diva do soul e do blues, recentemente ganhou cinco estrelas da Mojo Magazine, por seu último álbum, "You Gotta Have It", lançado em 2021.

‘‘Eu estou muito feliz. Nunca cantei com uma orquestra antes. Estou um pouco nervosa, mas já estão fazendo com que eu me sinta em casa. Não sei o que esperar, mas sei que será maravilhoso’’, destaca a cantora, que já dividiu o palco com músicos do calibre de Ray Charles, Syl Johnson e B.B King. Ao lado de Luciano Leães, ela vai interpretar ‘‘At Last’’, de Mack Gordon e Harry Warren, ‘‘Ain’t Nobody Worryin'’’, de Anthony Hamilton, e ‘‘Stand by Me’’, assinada por Ben E. King, Jerry Leiber e Mike Stoller.

Nomes nacionais do jazz também estão entre os solistas do concerto. Além de Luciano Leães e João Maldonado, vencedores do Prêmio Açorianos com sólida carreira musical, estão confirmados o saxofonista Ronaldo Pereira, a dupla Bethy Krieger e Luizinho Santos, além de Mari Kerber e Ale Ravanello. Os músicos mostram ao público composições próprias, a exemplo de ‘‘Right Across the Street’’, de Mari Kerber & Ale Ravanello, bem como ‘‘Song For J.B.’’, de Luciano Leães – obra adaptada para orquestra em 2018 e lançada num minitour pelo sul dos Estados Unidos. ‘‘É muito importante termos um olhar ao passado para entendermos a história da música, além de prestar homenagem aos grandes ídolos do jazz’’, pontua Leães. ‘‘Mas é ainda mais grandioso dar espaço para a produção feita hoje em dia por músicos locais. Dessa forma se fecha o ciclo’’, conclui.

Ronaldo Pereira, que apresenta sua peça ‘‘Flower of Life’’, ressalta a importância da mistura da música de concerto com outros gêneros: ''o 'Clássicos do Jazz’ não somente é um presente para os artistas locais que fazem parte do programa, mas também para o público e para a história da cultura na região, pois, mais uma vez, ressalta a quebra da barreira cultural que erroneamente separa – ou separava – a música de concerto da música popular”.

ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE (OSPA)

CONCERTO DA SÉRIE POP – CLÁSSICOS DO JAZZ

Quando: sábado, 23 de julho, às 17h.

Onde: Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).

Ingresso: R$ 50, com desconto de 50% para Amigo OSPA, sócios do Clube do Assinante ZH, idosos, doadores de sangue, pessoas com deficiência, estudantes, jovens até 15 anos e ID Jovem.

Bilheteria on-line: via Sympla em bit.ly/ospa2022_ingresso (com taxa de conveniência).
Bilheteria na Casa da OSPA: sextas e sábados, das 12h às 17h. Formas de pagamento: Dinheiro, Banricompras, Visa, Master, Diners, Hiper, Elo, Vale Cultura Ticket e American.

Transmissão ao vivo: em youtube.com/ospaRS.

Estacionamento: gratuito, no local.

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.

Acessibilidade: pessoas com mobilidade reduzida e com deficiência visual.

Informações para o público: (51) 3288-1507 e 98608-0141, de segunda a sexta, das 9h às 18h.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.
 
INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS