Notícias


Corede/VRP realiza assembleia inicial da Consulta Popular nesta sexta, dia 22 de julho

Encontro ocorre somente de forma remota e pode ser acompanhada na internet
21/07/2022 Assessoria de Imprensa do Corede VRP | Texto: Diana Filipina Anton – Foto: Divulgação

O Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) vai dar início ao processo da Consulta Popular 2022/2023na região, nesta sexta-feira, dia 22 de julho, com início às 9h.

A assembleia será realizada somente de forma remota, por videoconferência, e quem tiver interesse em participar poderá solicitar o link de acesso a secretaria do Corede/VRP, através do e-mailcoredevrp@gmail.com.

A assembléia é pública e toda a comunidade regional está convidada a participar. O calendário foi definido pelo Governo do Estado, que fará a apresentação da Consulta Popular 2022/2023, através da equipe do Departamento de Articulação Regional e Participação (DARP).

Segundo o presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, deliberações referentes ao rito do processo da Consulta Popular deverão ser tomadas em assembleia, como: definição sobre assembleias municipais/regionais ou microrregionais; o limite de categorias (áreas) que constarão na cédula de votação; quantidade de projetos na cédula de votação e número projetos eleitos; entre outros aspectos, observando o regimento da Consulta Popular.

Haverá um acréscimo do valor destinado a Consulta Popular no Estado, que será de 50 milhões de reais. Para o Vale do Rio Pardo estão reservados R$ 1.857.142,86, um acréscimo em relação ao ano passado, quando o valor foi de R$1.114.285,71. O processo desse ano também contará com novidades em relação a valores, porém mais detalhes serão anunciados em assembleia, relata Petry.

O presidente informa que a assembleia inicial servirá para desencadear o processo da Consulta Popular, e, a exemplo do ano passado, haverá a escolha de um projeto pela comunidade em geral, através do aplicativo Colab.

“Sempre usamos como critério definir os projetos em assembleia etendo como norteo Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional. Mas o Governo do Estado desde o ano passado, ampliou a votação via plataforma Colab, para que qualquer cidadão possa indicar projetos para a votação”, citou. A votação segue em modelo digital, porém esse ano, sem a exigência do fornecimento de tantos dados por parte do eleitor.

Lançamento

O Governo do Estado fará o lançamento da Consulta Popular 2022/2023 no dia 19 de julho, às 14h30min no Caffworking, CentroAdministrativo Fernando Ferrari (Av. Borges de Medeiros 1501/19° andar).

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.
 
INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS