Notícias


4ª Festa Municipal do Morango será no mês de novembro na Cascata, em Pelotas

Organizadores e produtores consolidam a tradição de promover o evento na própria zona rural
22/07/2022 Ascom Prefeitura de Pelotas - Fotos: Divulgação/SDR

A Prefeitura de Pelotas informa que já estão definidos local e data para realização da 4ª Festa Municipal do Morango. O evento será nos dias 12 e 13 de novembro, no Parque Stone Land, 5º distrito, Cascata. Pelotas ocupa a quarta colocação no Estado em produção da fruta e possui 170 famílias envolvidas no cultivo de 40,5 hectares.

“A 4ª Festa Municipal do Morango representará a retomada de eventos rurais públicos. Nos dois últimos anos, não pôde ser realizada, observando as restrições da pandemia. Agora, estamos dedicados à organização, visando atrair público não só de Pelotas, mas de toda a região e de outras localidades, para valorizar a cultura e as famílias que se dedicam à produção, cujo resultado levou Pelotas a saltar da 12ª para a 4ª colocação no Estado”, registra o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz.

O local e a data da 4ª Festa foram confirmados nesta semana, em encontro no próprio Parque Stone Land, com a participação do secretário Idemar Barz, de administradores distritais, dos proprietários do empreendimento, de representantes da Emater e da Embrapa, e de técnicos dos setores de turismo rural e de agroindústrias da SDR. A escolha do Parque para realização do evento recebeu indicação e aprovação unânime dos produtores após visita para conhecerem o local. Eles também participaram do encontro.

Cultivo da fruta

O cultivo do morango em 40,5 hectares na zona rural conta com apoio da Prefeitura em parceria com a Emater, que presta assistência técnica, e com a Embrapa, que entra com a pesquisa e a tecnologia, além do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Das 170 famílias produtoras, 85 praticam a técnica do cultivo fora do solo.

Idemar Barz salienta que os mercados abastecidos com a produção da zona rural são locais e regionais, com alguma procura de parte de outros, devido à divulgação da qualidade da fruta.

Anualmente, a Prefeitura promove a Feira Municipal do Morango, em plena safra, para garantir a oportunidade da venda direta do produtor ao consumidor. As bancas são instaladas no Centro e em pontos estratégicos nos bairros.

Escolha da corte

Continuam abertas, até o dia 5 de agosto, as inscrições para candidatas à corte da 4ª Festa Municipal do Morango. Interessadas, com idade entre 15 e 25 anos, filhas de produtores da fruta, devem entrar em contato com qualquer as administrações distritais ou com a própria Secretaria de Desenvolvimento Rural, das 8 às 14h, de segunda a sexta-feira. Há, também, a opção de se inscrever pelo e-mail escolha.corte@gmail.com.

A corte será formada por uma rainha e uma princesa, que serão escolhidas em baile, no dia 7 de agosto, a partir das 19h, na Comunidade Evangélica Santa Silvana 1, no 6º distrito, Santa Silvana.


WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS