Notícias


Casa da OSPA recebe primeira apresentação do Aura Trio no domingo, dia 24 de julho

Recital gratuito terá repertório único para piano, violino e violoncelo
23/07/2022 Assessoria de Comunicação | Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) – Foto: Rafael de Oliveira / Divulgação

O Aura Trio tem realizado ensaios presenciais e à distância desde 2018, mas uma série de imprevistos o impediu de se apresentar ao público até agora. Às 18h deste domingo, dia 24 de julho, está marcada a estreia do grupo formado pela pianista Liliana Michelsen e por duas musicistas da OSPA, a violinista Brigitta Calloni e a violoncelista Martina Ströher.

A apresentação gratuita será na Sala de Recitais da Casa da OSPA, dentro da Série Música de Câmara da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).

Ao montar o programa, as musicistas selecionaram duas obras muito diferentes, uma do repertório tradicional camerístico, e outra marcada por diversos ritmos contemporâneos. “Trio em Sol Menor, Op. 3”, composta em 1881 pelo francês Ernest Chausson (1855-1899), abre o recital com uma atmosfera melancólica, texturas densas e refinadas. Apesar de integrar o cânone da música de câmara francesa, Chausson é um nome menos conhecido do público.

Em seguida, o trio salta no tempo até 1986, quando foi escrita “Café Music”, do americano Paul Schoenflield (1947-). Contrastando com a primeira obra, a segunda é uma peça mais alegre, inspirada na experiência do compositor como pianista em um restaurante de Minneapolis. A pianista Liliana Michelsen comenta: “Schoenfield é catedrático de composição na University of Michigan e gentilmente enviou ao Aura Trio as partituras desta obra (...), que traz ragtimes, spirituals, rhythm and blues, num resultado de música urbana baseada no jazz. E, principalmente, o olhar acelerado de quem toma muito, mas muito café.”

Sobre o Aura Trio

O Aura Trio é antes de tudo a reunião de três amigas musicistas fascinadas pelo repertório de música de câmara. Brigitta Calloni (violino), Martina Ströher (violoncelo) e Liliana Michelsen (piano) se reúnem desde 2018 ocasionalmente para escolher repertório, ensaiar, conversar, mas uma série de imprevistos, entre eles este período de isolamento social imposto pela pandemia, as impediu de realizar o primeiro concerto juntas. Impossibilitadas do encontro físico, amenizaram a vontade de fazer música juntas através de vídeos feitos à distância compartilhados em redes sociais através de muitos encontros on-line. O sistema à distância, entretanto, nem de longe corresponde à realidade do musicar ao vivo que será concretizada no próximo domingo, 24/7.  

Série Música de Câmara 2022

A série “Música de Câmara” foi criada em 2016 para consolidar a presença de grupos de câmara na programação da OSPA. As apresentações privilegiam repertórios diversos compostos para formações pequenas e também música contemporânea. Com entrada franca, os recitais ocorrem aos domingos, às 18h, na Sala de Recitais da Casa da OSPA. Esta é a oitava edição na Temporada 2022.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.
 
INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS