Notícias


Soprano Gabriela Geluda viaja a Porto Alegre para ministrar workshop gratuito do Ópera Estúdio da OSPA

Referência vocal na Técnica de Alexander, artista compartilha seus conhecimentos de 29 de julho a 3 de agosto
26/07/2022 Assessoria de Comunicação | Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) – Foto: Divulgação

O Ópera Estúdio da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), curso de aperfeiçoamento para cantores líricos apresentado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), recebe nesta semana a professora, atriz e soprano Gabriela Geluda.

Considerada a principal referência nacional da Técnica de Alexander aplicada à voz, a artista viaja a Porto Alegre para o segundo workshop do Ópera Estúdio, inteiramente dedicado ao tema. As aulas são gratuitas e ocorrem entre 29 de julho e 3 de agosto, na Sala de Recitais da Casa da OSPA.

Além dos participantes já inscritos no Ópera Estúdio da OSPA, estão abertas 30 vagas para ouvintes externos. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no site da OSPA até às 17h de terça-feira (26/7). Depois, é só aguardar a confirmação da inscrição por e-mail. As aulas ocorrem entre 29 de julho e 3 de agosto, das 13h30 às 18h30, com exceção dos dias 30 de julho (aula das 9h às 12h30) e 31 de julho (sem aula).

Gabriela Geluda explica que a ferramenta busca integrar a voz e o corpo com o objetivo de aperfeiçoar a performance do cantor: ‘‘Por meio da Técnica de Alexander, o aluno adquire maior consciência corporal, algo valioso para quem depende do seu corpo como instrumento de trabalho. Essa consciência vem junto com ferramentas para um bom funcionamento que partem da integração psicofísica. Sendo assim, práticas corporais trazem benefícios nos âmbitos emocionais (como por exemplo medo do palco), criativos e artísticos’’.

Sobre o Ópera Estúdio da OSPA

O ‘‘Ópera Estúdio da OSPA’’ é um projeto inédito no Rio Grande do Sul que busca suprir a formação regular de cantores líricos, além de proporcionar formação interdisciplinar, dar visibilidade à ópera no Estado e permitir o contato com grandes referências do meio artístico. Realizado de forma gratuita entre junho e dezembro de 2022, o curso promove aulas e masterclasses com referências profissionais na área e tem como desfecho a montagem de uma ópera com os alunos. O trabalho tem direção artística de Evandro Matté e coordenação pedagógica de Flávio Leite e Laura de Souza.

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA (SEDAC) | ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE (OSPA) — ÓPERA ESTÚDIO DA OSPA

Workshop gratuito ‘‘Técnica de Alexander e Voz’’, com Gabriela Geluda

Quando: 29 de julho, 1º, 2 e 3 de agosto (13h30 às 18h30) e 30 de julho (9h às 12h30).

Onde: Sala de Recitais da Casa da OSPA  (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).

Inscrições: 30 vagas abertas ao público (ouvintes) de 19 de julho até as 17h de 26 de julho, em ospa.org.br/opera-estudio

Mais informações: site ospa.org.br, e-mail atendimento.ospa@gmail.com e telefone (51) 3228-6737 e 98608-0141, de segunda a sexta, das 9h às 18h.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.
 
INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS