Notícias


Marcelo Armani inaugura exposição individual Concerto Diplomático no Espacio de Arte Contemporáneo, em Montevidéu

A instalação sonora do artista faz parte da Temporada Julio-Octubre de exposições do EAC
27/07/2022 Produção Cultural | Assessoria de Comunicação | Liane Strapazzon – Foto: Liane Strapazzon / Divulgação

O artista sonoro Marcelo Armani apresenta a exposição individual Concerto Diplomático no Espacio de Arte Contemporáneo, em Montevidéu, Uruguai. A mostra é parte da Temporada Julio-Octubre de Exposições do EAC. A abertura coletiva, que conta com 7 espaços expositivos e com artistas de diversas nacionalidades, acontece no dia 29 de julho, com entrada franca.

Concerto Diplomático é uma instalação sonora octafônica, que consiste em quadros de madeira em grande escala, separados ao meio por uma rachadura, pintados na cor preta. Desta ruptura, emerge ao espaço da sala uma peça sonora com duração de 31 minutos, reproduzida por um sistema de áudio, que é composta pela edição de fragmentos de discursos populistas de lideranças políticas e religiosas, retirados do canal do YouTube e de redes sociais. Armani utiliza a retórica, ou contraponto e aliteração, como dispositivo de montagem desta peça sonora, amplificando a malevolência do discurso, que realmente existiu em algum momento, e cujo impacto é nocivo, perigoso e oculto. O "buraco" no meio desta superfície abriga a sugestão ou a iminência de um "desastre", o mecanismo autorreferencial produzido pela inclusão de "intervenções" populistas. Os discursos são acompanhados pelo ruído de madeira quebrando, reproduzido no espaço por um sistema instalado no teto do espaço expositivo.

Concerto Diplomático é a manifestação sonora das sombras. A exteriorização dos discursos que brotam da rachadura aberta frente às nossas percepções físicas e psicológicas, cobrindo nossos corpos com a violência e a agressividade daqueles que são sedentos por poder.

Link para a peça sonora: https://elefantebranco.bandcamp.com/album/concerto-diplom-tico-ano-2

Site do artista: http://marceloarmani.weebly.com

Serviço:

O quê: Exposição Concerto Diplomático, instalação sonora de Marcelo Armani

Onde: Sala 6 do Espacio de Arte Contemporáneo - EAC, Montevidéu, Uruguai

Abertura: 29 de julho de 2022, 19h

Visitação: De 30 de julho a outubro de 2022

Programação da Temporada Julio-Octubre | EAC

Dia 29 de julho

18h - Conversa presencial com artistas, aberta ao público

19h - Abertura das exposições* das Salas Arenal Grande, Sala Miguelete e Fotogalería e intervenção do Exceso Colectivo

Exposições*

Salas Arenal Grande

- Concerto Diplomático, de Marcelo Armani (BR)

- Urugua.i Ñande, de Martha Castillo (UY)

- Hilo / Conversas em Gondwana, de Paola Monzillo (UY), Priscilla Kenedy (GH), Ana Aristimuño (UY) e Fatric Bewong (GH) | Curadoria: Juliana Gontijo (BR) e Juliana Caffé (BR) |Consultoria Curatorial: Kwasi Ohene-Ayeh (GH)

- C-ibo 2.0, de Juan Perazzo (UY)

- Pensar arte, actuar ciudad, do Núcleo de Investigación en Cultura Visual, Educación y Construcción de Identidad (NICV) / UDELAR

Sala Miguelete

- Biomímesis, de Virginia Buitrón (AR) | Curadoria Marcos Krämer (AR)

Fotogalería CDF

- Hackeo de paisaje, de Exceso Colectivo

Sobre o artista:

Marcelo Armani é artista sonoro, técnico de som direto/microfonista em projetos cinematográficos, compositor e músico improvisador eletroacústico. Sua produção reside na ruptura com padrões tradicionais e na crítica constante aos modelos socioculturais como proposta de denúncia dos oportunistas que fomentam o sistema do Estado de exclusão. Sua trajetória se insere na produção artística contemporânea do campo da arte sonora, transitando pelo vídeo, performance, fotografia, desenho e escultura. Na imersão ao grão sonoro e na composição de narrativas que amplifiquem as relações sociopolíticas e os sintomas da crise contemporânea do caráter do indivíduo na formação de alianças instantâneas como forma de poder. O artista tem participado de mostras, conferências e residências artísticas no Brasil e no exterior, das quais se destacam: Ambiente Aberto, programa de webradio mensal, como convidado pelo CAMP Radio, França; V Radiophrenia, projeto de webradio arte, CCA, Glasgow, UK; Festival SUR AURAL, Bolívia; MuBE, São Paulo, SP, Brasil; 16º MEM Festival, SAREAN Centro Cultural, Bilbao, Espanha; 66º Salão Paranaense, Curitiba, Paraná, Brasil; Projeto Sala Taller, EAC, Montevideo, Uruguay; Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Niterói, RJ, Brasil; Galeira Mari'stela Tristão, Palácio das Artes, Belo Horizonte, MG, Brasil; 10ª Mercosul Bienal, Porto Alegre, RS, Brasil; Prêmio RUMOS, Instituto Itaú Cultural, São Paulo, SP, Brasil; Centro Cultural de la Memória Haroldo Conti, Buenos Aires, Argentina; Cornell University, Ithaca, NY, USA; Projeto Here.Now.Where Project by Saout Radio, 5ª Bienal de Marrakesh, Marrocos; II Prêmio de Arte Contemporânea do SESI, Centro Cultural FIEP, Curitiba, PR, Brasil; III Biennale Arts Actuels, Réunion, Oceano Índico, França; SPA das Artes, MAMAM no Pátio, Recife, Brasil; Abertura da Casa M, projeto da 8ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul, Porto Alegre, RS, Brasil; Performances no projeto Musicircus, na 7ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul, Porto Alegre, RS, Brasil.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.
 
INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS