Notícias


Confira a agenda de atrações da Casa de Cultura celebra os 116 anos do nascimento de Mario Quintana

A agenda se desenvolve de 28 de julho a 3 de agosto em diversos espaços da CCMQ
27/07/2022 Assessoria de Comunicação CCMQ | Secretaria da Cultura do RS - Fotos: Liane Alves

A Casa de Cultura Mario Quintana, a Cinemateca Paulo Amorim e a Biblioteca Infantil Lucília Minssen, instituições da Secretaria da Cultura (Sedac), têm programação toda especial para comemorar os 116 anos de nascimento de Mario Quintana (Alegrete-RS, 30 de julho de 1906).

Entre as atrações, um sarau poético marca a inauguração oficial da revitalização do Quintana's Bar. Um ciclo de cinema apresenta alguns dos filmes preferidos do poeta, e o público infantil também tem atividades relacionadas ao universo de Quintana. A agenda se desenvolve de 28 de julho a 3 de agosto em diversos espaços da CCMQ (Andradas, 736 - Centro Histórico).

QUINTANA, IMAGEM EM MOVIMENTO

A Cinemateca Paulo Amorim apresenta o ciclo "Quintana, Imagem em Movimento", com alguns dos filmes preferidos do cinéfilo Mario Quintana. O ciclo tem sessões de 28 de julho a 3 de agosto,  às 18h30, na Sala Paulo Amorim.

28/07 - quinta-feira - "O Garoto", de Charles Chaplin (1921)

29/07 - sexta-feira - "A Dama das Camélias", de George Cukor (1936)

31/07 - domingo - "Janela Indiscreta", de Alfred Hitchcock (1954)

02/08 - terça-feira - "O Fantasma da Ópera", de Terence Fischer (1962)

03/08 - quarta- "Nosferatu – O Vampiro da Noite", de Werner Herzog (1979)

No sábado, 30 de julho, também às 18h30, a Cinemateca promove uma conversa com Liane Neves, fotógrafa que conviveu com Quintana e fez diversos registros dos últimos anos de vida do poeta. A sessão também conta ainda com a apresentação de um audiovisual produzido especialmente para marcar a data.

QUINTANA PARA A CRIANÇADA

O público infantil é convidado especialíssimo nos festejos do aniversário de nascimento do poeta. A programação do sábado, 30 de julho, conta com uma sessão de leituras da obra infantil de Quintana. A partir das 14h, os atores Carmen Henke e Wiliam Fraga percorrem diversos ambientes da CCMQ com as crianças. A ação programada pela Biblioteca Infantil Lucília Minssen é gratuita e começa no quinto andar da instituição. As atividades se desenvolvem até as 18h.

SARAU POÉTICO

Também no sábado, 30 de julho, às 19h, acontece o sarau poético que marca a revitalização do Quintana's Bar, no mezanino da CCMQ. O doutor em Literatura, Altair Martins, conduz a programação com comentários sobre a obra e leituras dramáticas de poemas de Quintana. A CCMQ vai receber o público com quindins, um dos doces preferidos do patrono da instituição.

A revitalização do Quintana's Bar envolveu diversas melhorias, como restauro do mobiliário, pintura e revestimento acústico do palco. O espaço de convivência mantém uma exposição permanente de caricaturas do poeta, assinadas por vários cartunistas brasileiros, e ganhou um novo projeto de iluminação e uma intervenção paisagística, que trouxe mais vida com a inserção de plantas.

O Quintana's Bar, agora revitalizado, é mais um espaço nobre para receber manifestações artísticas na CCMQ, especialmente aquelas ligadas à literatura, como saraus poéticos e lançamentos de livros. Como escreveu Carlos Drummond de Andrade, "No Quintana's Bar, sou assíduo cliente. É um bar que não é bar, é um bar diferente".  

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 
 
TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS