Notícias


Tecnologias para plantio marcam a Coopercitrus Expo 2022

Os produtores presentes no evento poderão ver de perto o sistema IsoPlanter64 da FertiSystem
28/07/2022 Rural Press – Foto: Divulgação

Com o objetivo de proporcionar aos produtores rurais uma verdadeira imersão nas principais tecnologias agrícolas, a Coopercitrus – Cooperativa de Produtores Rurais, retoma de forma presencial a Coopercitrus Expo 2022, de 25 a 29 de julho, em Bebedouro/SP.

Entre os destaques do evento, estarão as tecnologias para plantio que visam tornar ainda mais eficiente a produção brasileira. Uma das soluções que os visitantes poderão ver de perto é o sistema elétrico para plantio, o IsoPlanter64.

A ferramenta apresentada pela FertiSystem, empresa especialista em tecnologias para plantio e distribuição de adubos, com sede em Passo Fundo/RS, tem inúmeros diferenciais. Entre eles, destaque para o desligamento linha a linha, compensação em curvas e taxa variável, tanto no adubo quanto na semente, tudo isso através da instalação de motores elétricos nas linhas de semente e adubo.

Para facilitar o entendimento do funcionamento da tecnologia com mais transparência para o visitante, a empresa terá em seu estande (no Pavilhão Coberto) um simulador de plantio com os benefícios da IsoPlanter64. “É uma maneira visual e interativa de explicar a rentabilidade e economia na lavoura quando se adota uma tecnologia como essa, principalmente em um momento como o que estamos, onde os insumos estão em alta”, conta Álvaro Gottlieb, gerente de engenharia e P&D da empresa.

Outro importante diferencial do sistema é que ele é indicado para todas as culturas de sementes graúdas e finas como soja, milho, feijão, milheto, pipoca, amendoim, trigo, braquiária, algodão, entre outras. Este produto leva em consideração os principais conceitos da Agricultura de Precisão que são: controle linha-a-linha (desligamento), taxa variável e compensação em curvas. Tudo isso pode ser controlado/monitorado através do próprio monitor original do trator, desde que a comunicação seja através da norma Isobus (ISO 11783). O sistema é o único do mercado que pode controlar e fazer seções de mais de uma linha de plantio.

Mais destaques

Além do IsoPlanter64, os produtores e profissionais do setor que visitarem a Coopercitrus Expo 2022, também vão conhecer o TXF MB, que se destaca por ser um sistema de acionamento elétrico para Taxa Fixa controlado por aplicativo. Este, aciona dosadores de fertilizantes ou sementes através de um motor elétrico robusto, podendo ser utilizado em adubadoras, semeadoras, cultivadores ou sulcadores e também possui controle de seção, podendo desligar, manualmente, onde já foi aplicado, tendo uma economia na deposição dos insumos. Segundo Gottlieb, a ferramenta é simples de operar e acessível a todos os produtores.

Na prática, o TXF MB aciona dosadores de fertilizantes ou sementes através de um motor elétrico robusto isento de manutenções, instalado diretamente no eixo que traciona os dosadores. Esse sistema de acionamento elétrico é para taxa fixa, que é uma das opções ou recursos de dosagem. Por ser fixa, a aplicação é mantida sob qualquer circunstância, independente da velocidade do implemento ou topografia do terreno. “Se a necessidade é depositar 300kg/ha de adubo em uma área, esta taxa vai se manter fiel à 1km/h ou a 10km/h”, esclarece o profissional.

Uma das facilidades do conjunto MB, como também é chamado, é a dispensa de internet na lavoura para que ele funcione. O sistema possui antena GPS para velocidade e um ponto de acesso wi-fi que fornece uma conexão diretamente ao smartphone/tablet. E por ser um controlador de dosagem, nele é possível alterar as doses de fertilizantes ou sementes sem parar o trator, tudo seguindo as informações geradas no aplicativo que está no smartphone ou tablet do operador.

Aumento da produtividade

O TXF MB pode aumentar a produtividade da lavoura porque exclui os problemas causados pelo tracionamento mecânico do implemento ou a patinagem do rodado. Dessa forma, gera aumento da precisão na deposição do adubo e principalmente oferece o controle real do que está acontecendo com o implemento. A calibração, não diferente de seu funcionamento, é feita com o implemento parado, não necessitando a movimentação do mesmo, em aproximadamente 10 minutos, permitindo redução no tempo operacional do plantio (setup).

A feira

O retorno ao presencial vai reunir mais de 160 empresas líderes globais do agro, entre fornecedoras de tratores, máquinas, implementos e insumos agropecuários, além de tecnologias de agricultura de precisão, sempre com apoio dos principais agentes financeiros do país e com planos especiais da Coopercitrus Corretora de Seguros. A expectativa é receber mais de 20 mil visitantes durante os cinco dias. Com o tema ‘Uma Nova Experiência’, o objetivo é proporcionar ao visitante a oportunidade de se conectar com os mais modernos produtos e serviços de tecnologia em um espaço organizado, de fácil acesso, com todas as comodidades para que a experiência seja completa.  

Coopercitrus Expo 2022: Uma Nova Experiência
Data: 25 a 29 de julho de 2022
Horário: Das 8h às 18h.
Local: Rod. Brig. Faria Lima, km 384, Bebedouro, SP.
Ingressos: Entrada gratuita.      

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã
clique neste link
               

MAIS NOTÍCIAS