Notícias


NSK oficializa o trabalho remoto para posições administrativas

A decisão foi motivada pelos resultados positivos nos últimos dois anos
11/08/2022 KB!COM | Comunicação Corporativa – Foto: Divulgação

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aproximadamente uma a cada quatro pessoas poderia trabalhar de forma remota no país, o equivalente a 20,4 milhões de pessoas, ou 24,1% do total da população ocupada.

Apostando nesse modelo, a NSK, uma das líderes mundiais na fabricação de rolamentos, tecnologia linear e sistemas de direção, oficializou, no mês passado, o teletrabalho para todas as posições administrativas que não têm necessidade de interação diária/presencial com as atividades da fábrica.

A decisão foi motivada pelos resultados positivos nos últimos dois anos que, não só abriram espaço para a permanência do formato, mas impulsionaram uma verdadeira mudança de cultura organizacional, onde o remoto passou a ser um modelo benéfico, capaz de promover o bem-estar e ampliar a colaboração.

A empresa informa que a maioria dos colaboradores das áreas administrativas trabalharam em casa durante a pandemia e, agora, possui políticas internas estruturadas de acordo com a legislação vigente, respeitando as particularidades dos diferentes departamentos. Atualmente, cerca de 52% das áreas administrativas continuam operando à distância, no regime de teletrabalho. Já os funcionários que estão diretamente ligados à fábrica, possuem a possibilidade de trabalho remoto, no qual podem ficar, no máximo, dois dias da semana em casa.

“É uma nova forma de encarar o trabalho, mas não significa que não possam atuar presencialmente. O teletrabalho prevê a maior parte do tempo em casa, mas teremos pessoas vindo uma ou duas vezes por semana ao escritório, em alguns casos. Isso varia de acordo com a necessidade do cargo ou da área”, explica Monica Reiter, diretora de RH da NSK.

Segundo a gestora, a adesão já aconteceu há algum tempo e está acomodada. “Oficializar torna o processo mais transparente e permite que as pessoas se organizem melhor, sabendo que esse é nosso “novo normal”, explica.

Suporte para mudança

Para viabilizar a transição, Monica explica que foram feitos alguns investimentos para adaptação, como: distribuição de headsets, para melhorar as reuniões on-line e híbridas, e adequações das salas de reuniões com autofalantes/microfones potentes para facilitar a comunicação em reuniões híbridas. Além disso, “os equipamentos de trabalho já existiam, e durante a pandemia permitimos que cadeiras e monitores fossem levados para casa”, complementa.

A profissional avalia que o maior desafio é manter o contato entre áreas aquecido. Para isso, a NSK promoverá reuniões presenciais mensais para apresentação de resultados. A empresa já possuía medidas para avaliar o desempenho e produtividade dos colaboradores, o que facilitou a gestão á distância.

“Possuímos um sistema de avaliação de performance em que todos os funcionários administrativos participam. Nele, são colocadas metas individuais e avaliadas competências organizacionais. Além disso, temos diversas áreas que trabalham com metodologias ágeis como o scrum, com reuniões diárias e semanais de acompanhamento das atividades”, conclui.

Sobre a NSK

A NSK é uma das líderes mundiais na fabricação de rolamentos, tecnologia linear e sistemas de direção. Da indústria ao setor automotivo, suas dezenas de soluções, peças e serviços fazem parte do dia a dia das pessoas. A empresa está no Brasil desde a década de 70, com fábrica instalada na cidade de Suzano, em São Paulo, e atende diferentes mercados com qualidade comprovada pelas certificações ISO 9001, ISO/TS 16949 e ISO 14001.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS