Notícias


UFPel realiza nova etapa da pesquisa Coorte de Nascimentos de 2004 em Pelotas

Todos os jovens nascidos na zona urbana da cidade entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2004 estão convidados a participar da fase atual do estudo
17/08/2022 Comunicação Social | Universidade Federal de Pelotas – Foto: Divulgação

O Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está realizando a etapa de 18 anos do estudo de Coorte de Nascimentos de 2004 em Pelotas.

Todos os jovens nascidos na zona urbana da cidade entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2004 estão convidados a participar da fase atual do estudo, que irá documentar o perfil dos participantes na fase de entrada na vida adulta.

O objetivo é conhecer o estado de saúde e os comportamentos dessa geração, identificando quais fatores presentes ao longo da vida favorecem o desenvolvimento da saúde física e mental dos jovens.

“Estudos que acompanham participantes ao longo de suas vidas são essenciais para a descoberta das causas que desencadeiam saúde ou doença”, comenta a docente da UFPel e coordenadora da pesquisa, Luciana Tovo Rodrigues.

A equipe da pesquisa está entrando em contato com os participantes por telefone ou redes sociais para agendamento. “Em muitos casos, os jovens mudaram de endereço ou telefone desde o último acompanhamento, e estamos com dificuldade de localizá-los novamente. Por isso, para os que nasceram em 2004 em Pelotas e ainda não participaram da atual fase do estudo, pedimos que entrem em contato conosco por WhatsApp, redes sociais ou e-mail”, acrescenta a coordenadora.

Os jovens são convidados a participar da pesquisa em duas etapas: entrevista domiciliar e visita à clínica do estudo para a realização de uma série de avaliações de composição corporal e coleta de amostras biológicas.

A coleta de dados envolve um levantamento detalhado sobre a saúde, com ênfase em indicadores de composição corporal, hábitos alimentares, cognição e saúde mental, exposição ao estresse, qualidade do sono, prática de atividades físicas, situação de escolaridade, trabalho e renda e suas relações com condições socioeconômicas e de acesso a serviços de saúde.

Os dados coletados são confidenciais e não são associados ao nome dos participantes. A confidencialidade proporciona segurança sobre o sigilo das informações e conforto ao participante para responder questões sobre tópicos que possam ser considerados tabus.

Os resultados das Coortes de Pelotas têm sido utilizados em recomendações e práticas de saúde pública no Brasil e em mais de 140 países em todo o mundo, especialmente nas áreas de saúde e nutrição materno-infantil e do adolescente, atividade física, capital humano, prevenção da violência e redução das desigualdades sociais.

Os participantes recebem uma ajuda de custo de R$ 80,00 para cobrir eventuais gastos com a participação e atestado para a necessidade de justificar dispensa de escola ou trabalho. Todos os nascidos em 2004 em Pelotas que ainda não participaram da fase atual do estudo podem agendar a participação pelos contatos de WhatsApp (53) 98400-0426, telefone (53) 3284-1300 – ramal 386, perfil de Instagram @coorte2004, ou pelo e-mail coorte2004@gmail.com.

MAIS NOTÍCIAS